jump to navigation

As Placas de Arcade da Sega 22 22America/Bahia julho 22America/Bahia 2023

Posted by bluepasj in GENESISTÓRIAS, LISTAS.
Tags: ,
trackback

Uma das grandes vantagens do MD na época era usar um processador popular à época, comum em muitas placas de arcade de diferentes produtoras. Inclusive a própria Sega, que tinha também como vantagem ser uma grande produtora de jogos para as máquinas de fliperama. Isso permitiu que logo no início do seu ciclo de vida pudessem portar jogos dos arcades da Sega pra MD, atraindo consumidores com o prospecto de ter jogos do arcade em casa, e já mostrando a capacidade do console em trazer esses jogos para consoles caseiros sem perder muito; algo raro na época.

Segue abaixo essas placas e alguns jogos delas que poderiam ter sido portados para o MD, e que são boas opções para alguém que tenha exaurido a biblioteca do MD e quiser algo diferente mas similar para poder emular.

Na imagem acima, a cabine do jogo GP Rider

SYSTEM 16

A placa de arcade System 16 foi um dos maiores sucessos da Sega em termo de hardware para arcade, tendo tido várias revisões com pequenas diferenças entre elas, sendo elas: Pre-System 16 (1985), System 16A (1986) e System 16B (1987). Por serem sistemas de 16 bits com o mesmo processador do Mega Drive, o Motorola 68000, são placas perfeitas para terem seus jogos portados para Mega Drive. Inclusive, segundo Masami Ishikawa, designer de produtos da Sega, em entrevista ao Sega-16, disseram a ele para fazer o Mega Drive ser o mais próximo possível de uma placa System-16 em termos de gráficos.

Alguns jogos foram portados para o console, sendo alguns para o predecessor do Mega Drive o Master System, como Alien Syndrome e Dynamite Dux; e outros como Altered Beast, E-SWAT, Wrestle War e Golden Axe para Mega Drive. Ainda assim, alguns jogos nunca foram portados e trouxe alguns exemplos, os que achei mais interessantes.

Shinobi

Sendo o primeiro jogo da série da Sega, este é um interessante jogo que teve port para videogames 8-bits como NES e Master System, e até para o PC Engine, e recentemente vem sendo portado por fãs para o Mega Drive. O MD teve os exclusivos excelentes Revenge of Shinobi e Shinobi III então não acho que o Shinobi teria ajudado, mas obviamente alguns fãs preferem seu estilo mais arcade.

Aurail

Jogo de tiro que alterna visão de cima e em primeira pessoa, feito pelos mesmos produtores da série Wonder Boy (a Westone). No jogo, você pode andar e atirar como em outros jogos, ou se fixar no lugar e atirar em qualquer direção. Excelentes jogos de tiro foram lançados para MD, mas um a mais não seria algo ruim, também.

Bay Route

Jogo de tiro lançado pela SunSoft.  Nele, você é um cara que precisa destruir uma organização inimiga que está mantendo reféns e está armado com um canhão que pode mudar entre várias armas com um botão e atirar com o outro e o terceiro botão serve para pular.

Cotton

Primeiro jogo da série Cotton lançado pela Success exclusivamente para arcades em 1991. Diferentemente do Panorama Cotton lançado para MD, este é um shooter lateral (nisso sendo parecido ao Cotton 100% que foi lançado para SNES).

Riot City

Um beat ‘em up da Westone que nunca teve um port direto mas teve uma versão altamente editada chamada Riot Zone (ou Crest of Wolf) lançada para PC Engine. A trama é que os agentes da narcóticos Paul e Bobby estão tentando parar a sindicato de drogas conhecido como MID, cujo esconderijo é na Ilha Riot. Enquanto pesquisavam o sindicato, receberam um telefonema da MID, no qual Paulo ouviu o chamado de ajuda de sua namorada Catherine. Eles então partem para a ilha. Analisando a utilidade de ter havido um port desse jogo, o MD teve jogos como Streets of Rage e TMNT em seu portfolio então não foi realmente necessário, mas teria sido legal, né?

OUT RUN

Placa lançada pela Sega 1986, baseada na System 16 mas focada nos jogos do tipo Super Scaler, com tecnologia que aumenta/diminui sprites para fazer parecer que estão se aproximando/afastando da tela, perfeita para jogos de corrida. A placa é a sucessora da placa Hang-On, e teve os jogos Out Run, Super Hang On e Turbo Out Run, todos portados para MD.

X BOARD

Outra placa focada em super scalers, sendo esta a sucessora da Out Run. Teve jogos famosos portados para MD como Super Monaco GP e After Burner II, mas suas capacidades para scaling são em muito superiores às do console caseiro, e não teve outros títulos portados, alguns deles listados abaixo.

A.B. Cop

Este jogo que nunca teve port foi feito pela própria Sega e é similar à série de jogos Chase HQ, onde um policial motorizado persegue criminosos em seus veículos para destruí-los. Provavelmente o fator combate veicular do jogo tornaria um port dele ter mais perdas do que o de jogos simples de corrida, sendo Super Monaco GP já teve perdas consideráveis e After Burner II é de qualquer forma bastante on-rails.

GP Rider

Da Sega, este é considerado como sendo parte da série Hang On. Seu arcade tinha duas cabines para ser jogado por dois jogadores. Tanto este quanto o jogo abaixo talvez pudessem ter vido usando a engine da Domark para jogos de corrida no MD.

Racing Hero

Outro jogo de motocicletas produzido pela Sega.

SYSTEM 24

Lançada em 1988, mesmo ano do MD, é mais uma placa com processador 68000. Alguns dos seus jogos foram portados para MD, sendo eles Bonanza Bros e o estratégico Gain Ground. Abaixo, alguns jogos interessantes que não chegaram a ter ports.

Rough Racer

Jogo de corrida com visão de cima (similar a Super Skidmarks).

Scramble Spirits

Jogo de navinha que chegou a ter versão para Master System (entre outros).

Y BOARD

Placa super scaler relativamente avançada, lançada em 88 para suceder a Out Run. Dela, o jogo Galaxy Force II recebeu port para MD. Já o jogo abaixo não. Também pudera, a placa usa três processadores Motorola 68000!

Power Drift

Se trata de um jogo de corridas em karts, que recebeu também ports para alguns PCs da época (Amiga, Atari ST, Commodore 64 e ZX Spectrum). Detalhe ter sido lançado antes do dito criador do gênero, o concorrente Super Mario Kart. Certamente tem uma demanda gráfica alta demais para as capacidades do Meguinha, mas até Virtua Fighter 2 teve uma espécie de versão para MD. O console até teve um jogo de kart interessante, Street Racer, mas Power Drift teria sido legal de ver. E de fato havia uma versão do jogo para o console em produção, como comprovado na edição de setembro de 89 da revista japonesa Beep!. Posteriormente, o port parece ter sido movido para o Sega CD (imagem ao lado), depois para o 32X antes de sumir.

SYSTEM C

Lançada em 89, baseada no hardware do Mega Drive, teve também uma revisão chamada C2 e é nomeada como System 14 no manual de Columns. Aliás, Columns é um dos jogos portados para MD, assim como Puyo Puyo (cuja versão internacional foi retematizada para Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine) e Puyo Puyo Tsuu (só no Japão). A título de curiosidade, Columns teve uma sequencia, Columns 2, que não recebeu ports. Outra curiosidade é o port de Thunder Force III do MD para a placa, chamado Thunder Force AC, que depois foi portado para o SNES como Thunder Spirits III.

Fontes: System-16
Sega Retro

mechafatnick
EGM n.º 29
Wikipedia

Comentários»

1. Helinux - 9 09America/Bahia agosto 09America/Bahia 2023

Olá, lembro muito de ver Shinobi nos arcades da vida!!!! Marcou muito na época essas máquinas da Sega, bons tempos…valeu!!!!

Curtir


Deixe um comentário