jump to navigation

Franquias Mais Longevas no Mega Drive 24 24America/Bahia agosto 24America/Bahia 2018

Posted by bluepasj in LISTAS.
Tags: , , ,
trackback

Depois de falar das empresas mais prolíficas do Mega Drive, nada mais justo do que listar também as franquias de jogos que tiveram mais entradas lançadas no pretinho da Sega, assim como também aqueles cujos lançamentos pegaram grande parte da vida do console. Notei que não tem nada tão longevo assim, as franquias pareciam simplesmente não ser tão exploradas naquela época, mesmo com tempos relativamente curtos de desenvolvimento. Mas sem mais delongas, vamos à lista!

College Football – 4 jogos

bill-walsh-college-football-95-genesis-screenshot-kick-offs-280x210

Que começou a vida como Bill Walsh College Football. Como o nome diz, é uma franquia de jogos de futebol americano em nível universitário, muitos feitos pela High Score Productions, subcontratada da EA. O homem que nomeia a série, Bill Walsh, é um técnico que atuou em vários times, geralmente em San Francisco. Teve 4 jogos entre 93 e 96.

ESPN – 4 jogos

espn-speedworld-05

ESPN é um famoso canal americano que fala sobre esportes, cuja sigla significa Entertainment and Sports Programming Network (emissora de programação de entretenimento e esportes). Em 1994 foram lançados quatro jogos com a IP, todos publicados pela Sony Imagesoft, cada um de um esporte diferente: corrida. baseball, hockey e futebol americano. Nenhum deles é realmente bom.

Fifa – 5 jogos, 4 anos

fifa-95-300x210

Com cinco jogos lançados entre 93 e 97, pode-se dizer que definiu o console, a maior franquia de futebol que o MD teve pois, ao contrário de esportes como futebol americano, não houveram tantos jogos marcantes de futebol para competirem. O último, Fifa 98, só foi lançado na Europa. De todos os quatro jogos lançados, o que tem a melhor média no SegaRetro é o Fifa Soccer 95.

Golden Axe – 4 anos*

golden-axe-mega-drive

Esta aclamada série de jogos hack ‘n slash de fantasia medieval se encontra nessa lista pelo simples fato de que o primeiro jogo saiu em 1989 e o terceiro saiu 4 anos depois, em 93, fazendo com que o ritmo de lançamentos cobrisse grande parte da vida do Mega. Vale notar que a versão ocidental de Golden Axe III foi lançada apenas através do serviço online Sega Channel (dois anos depois do lançamento original japonês, o que faz sua presença aqui meio que uma trapaça minha).

Madden – 8 jogos, 7 anos

madden-nfl-95-280x210

Muito celebrada franquia de futebol americano da EA, que obviamente fez muito sucesso nos Estados Unidos, ao ponto de ter oito jogos lançados em 7 anos. Os times internos da EA se revezavam para lançar esses títulos. Pode-se também subdivir a franquia entre antes e depois da EA adquirir a licença oficial da NFL, a liga nacional de futebol dos Estados Unidos. Todos os cinco jogos feitos com essa licença foram desenvolvidos pela High Score Productions. Quase todos os jogos conseguiram médias altíssimas, sendo o John Madden Football’ 92 o que tem a maior média (93 com 18 reviews!). E quem é John Madden, você se pergunta? Ele era um técnico de futebol americano que depois se tornou comentador esportivo.

Jurassic Park – 4 anos

jurassic-park-2-the-lost-world000.jpg

A Sega adquiriu os direitos para produzir jogos baseados no popular filme Parque dos Dinossauros, de Steven Spielberg. Dois jogos foram produzidos pela americana BlueSky Software e o terceiro, baseado no segundo filme, foi feito pela Apaloosa. Os jogos foram lançados no mesmo ano dos filmes, isso fez o primeiro sair em 93 e o último em 97, com quatro anos de diferença entre eles (o segundo saiu em 94).

Mortal Kombat – 4 jogos

mkombat.gif

A violenta série de arcade teve 4 de seus jogos portados para o MD entre 93 e 96. As médias de seus reviews são similares, com MKII tendo recebido notas um pouco mais altas.

NBA Live – 4 jogos

nba-live-97-mega-drive

Outra franquia da EA. Com quatro jogos, é a série de basquete com mais entradas no Meguinha. Um diferencial dela é sua câmera isométrica. A série é a continuação de NBA Showdown’ 94.

NHL 5/7 jogos

nhl-94-264x210

Para praticamente transformar essa em uma lista de jogos da EA, esta é mais uma IP pertencente a ela. Tendo licença oficial da Liga Nacional de Hockey dos EUA, a NHL, a Electronic Arts lançou 5 jogos no Mega Drive, todos desenvolvidos pela sua divisão High Score Productions. O primeiro jogo, NHL’ 94, é sequência de NHL Hockey e NHLPA Hockey’ 93, e se contar esses dois jogos a franquia tem 7 jogos no MD! De todos os jogos, o melhor avaliado é o NHLPA’ Hockey’ 93, seguido do NHL’ 95.

PGA Tour – 5 jogos, 4 anos

PGA-Tour-III-280x210

Mais uma série de jogos de esporte, dessa vez golf. Se você não é milionário para ir sempre em um campo de golfe (claramente ando vendo séries de TV demais), aqui está sua solução! Tendo 5 jogos em 4 anos, essa série baseia seu nome no circuito de golfe profissional da Associação de Golfe Profissional dos EUA.  Ah, e também é da EA.

RBI Baseball – 4 jogos

38950-R.B.I._Baseball_94_(USA,_Europe)-1470570777-thumb.jpg

Para terminar o passeio pelos esportes amados pelos norte-americanos: baseball. A Tengen lançou quatro jogos de baseball dessa série no Meguinha. RBI Baseball foi o primeiro jogo de seu tipo a ser licenciado pela Associação de Jogadores da Liga Principal de Baseball, a MLBPA. O mais bem-avaliado é o RBI Baseball’ 93.

Road Rash – 4 anos

175241-road-rash-ii-genesis-screenshot-starting-a-race-in-vermont

As corridas de moto ilegais tiveram apenas três iterações no MD, mas a EA fez bem em espaçar elas para manter a franquia nas mentes dos jogadores, portanto o primeiro jogo saiu em 91 e o último só em 95, quatro anos depois. O segundo jogo é o mais aclamado. Ainda tem um outro Road Rash diferente no Sega CD para talvez ser contabilizado.

Shinobi – 4 anos

return of the ninja master

Teve três jogos, entre 89 e 93, ou seja, quatro anos da vida do Mega. Isso foi possível por que entre o primeiro e o terceiro jogos, a Sega lançou uma espécie de adaptação do arcade Shadow Dancer. Entre os três, Revenge of Shinobi foi o mais bem recebido pela crítica.

Sonic – 6 jogos, 5 anos

26848-sonic-the-hedgehog-genesis-screenshot-sonic-s-pretty-fast-for

O carro-chefe do Mega Drive teve cinco jogos de plataforma, sendo um deles isométrico, e um jogo de pinball, totalizando seis jogos. Era óbvio que a Sega não ia deixar de aproveitar a popularidade do ouriço. Sonic & Knuckles pode ser um pouco trapaça, já que este é apenas a continuação de Sonic 3, e ambos podem ser considerados um jogo só separado em duas partes (que se unem), mas foi lançado separado. E se você contar o Sega CD, ainda tem mais um jogo de Sonic a ser contabilizado.

Spiderman – 4 jogos

323366-spider-man-genesis-screenshot-at-the-top-of-the-screen-is

O herói escalador de paredes da Marvel teve quatro aparições no Mega Drive (cinco se você contar algumas revisões de Revenge of Shinobi). O primeiro jogo foi feito pela Sega e é por muitos considerado o melhor deles. Depois a Acclaim lançou um platformer baseado na série animada de sucesso e um beat ‘em up em que o Homem-Aranha se junta ao Venom, que depois teve uma continuação. Você ainda pode querer considerar o jogo de 32X, Web of Fire, sem contar que a versão Sega CD de vs. Kingpin é basicamente um jogo diferente da versão básica MD.

Mickey Mouse – 6 jogos, 4 anos

40008-castle-of-illusion-starring-mickey-mouse-genesis-screenshot

A Sega tinha conseguido já no Master System licença da Disney para fazer jogos com seus personagens, e a aproveitou bem na era 16-bits, a começar pelo excelentíssimo platformer Castle of Illusion, que deu início à série Illusion (que teve só dois jogos). Depois a qualidade decaiu bastante quando ela lançou o Fantasia, baseado no filme de mesmo nome. Depois disso ainda teve o segundo jogo da Sega e em 94 foram lançados nada menos do que 3 jogos, um da Traveller’s Tales, um da Capcom e um da desconhecida Hi Tech Expressions.

World Championship Soccer – 5 anos*

37324-world-championship-soccer-genesis-screenshot-oh-how-rude-but

E para finalizar, mais uma franquia de futebol. WCS durou cinco anos da vida útil do MD simplesmente por que teve dois jogos, o primeiro lançado em 1989 e o segundo em 1994. É basicamente outra trapaça minha. Fica aqui a título de curiosidade.

E nesse ínterim eu termino a postagem que, em retrospecto, é mais uma evidência do por que o Mega Drive fez tanto sucesso nos Estados Unidos, com inúmeros jogos de esportes. Também mostra a importância que a EA teve nisso, sendo bastante generosa em termos quantitativos. Apesar de me surpreender um pouco que não era tão comum na época explorar ao máximo as franquias, muitos dos jogos presentes e ausentes na lista me surpreenderam.

*= trapaça

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: