jump to navigation

Mesmo Nome, Jogos Diferentes 10 10America/Bahia dezembro 10America/Bahia 2017

Posted by bluepasj in LISTAS.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Aqui uma lista de jogos existentes no Mega Drive que tem o mesmo nome em outras plataformas, mas são jogos completamente diferentes. Isso faz com que a versão MD seja exclusiva. Além disso, é possível que você goste da versão concorrente também.

Animaniacs

Ambos são jogos de plataforma da Konami com elementos de resolução de puzzles.  No de Mega, cada um dos irmãos Warner tem uma habilidade diferente e você tem que alternar entre eles. Isso inexiste na versão SN, substituído pela habilidade de fazer uma torre com os personagens. Particularmente acho a versão MD mais interessante.

Sparkster

A Konami ataca novamente. Ambos são platformers. No Mega Drive, é a continuação de Rocket Knight Adventures, um jogo não-existente no SNES. Ambos são platformers bem competentes da Konami, com mecânicas similares, mas ainda assim jogos diferentes. Ainda assim, RKA é um jogo melhor que ambos.

TMNT Tournament Fighters

A Konami… começo a ver um padrão? Sim, acho que temos um modus operandi, Watson. A Konami já foi legal assim. Malditos pachinkos! Referências que só os mais antenados entenderão à parte, as duas versões do jogo de luta versus das Tartarugas Ninjas são bem diferentes, a versão SN sendo amplamente considerada a melhor das duas.

Disney’s Aladdin

A aclamada versão Mega Drive desse jogo baseado no filme de mesmo nome é diferente do jogo de mesmo nome no SNES. A versão para o Super Nintendo foi desenvolvida na Capcom pelo Shinji Mikami, pai de Resident Evil e que na época também fez o famoso Goof Troop (o jogo do Pateta no SN). Curiosamente, Mikami disse ao site Polygon sobre a versão MD: “Se eu não tivesse feito a versão SNES, eu provavelmente compraria a do Mega Drive. Em termos de animação, acho que a versão MD é melhor. A versão MD tem uma espada, na verdade. Eu queria que tivéssemos uma espada”. Em resposta, David Perry, desenvolvedor do Aladdin de MD (e também de Earthworm Jim, entre outros), disse: “Sou parcial, já que fizemos o jogo original, e fizemos a Disney fazer a animação. Então inverto a citação, ‘Se eu não tivesse feito a versão Mega Drive, eu provavelmente compraria a do SNES”.

Nigel Mansell’s World Championship

Port do jogo de Amiga e DOS. Não tenho certeza ainda, mas parece ser o mesmo jogo, com campo de visão diferente. É claro que isso no MD o diferencia de Super Monaco GP. Uma curiosidade é a mudança de nome do port para SN, que ganhou o nome Nigel Mansell’s F-1 Challenge.

The Jungle Book

O mesmo jogo com  várias diferenças pontuais. Desenvolvidos por empresas diferentes. A versão MD é a mesma dos PCs da época.

Adventures of Batman and Robin

Ambas baseadas no desenho animado homônimo, a do MD é uma mistura de run ‘n gun e beat ‘em up com fases de shmup; e a versão SNES é um platformer mais comum. O de Mega Drive é um dos jogos mais avançados do sistema, cheio de efeitos especiais, talvez até seja o jogo mais avançado. A de SN também usa alguns efeitos interessantes. Acaba sendo questão de gosto pessoal qual é a melhor versão, mas é inegável que o de SNES tem muito mais a ver com o Batman e com a série animada. Ele também é um jogo com ritmo mais lento, enquanto o de MD é frenético e difícil. Tem ainda a completamente diferente versão para o Sega CD, em que você está o tempo todo dirigindo o batmóvel.

Taz-Mania

Um horrendo platformer no MD, um horrendo jogo em que você está só correndo no SNES (um pouco semelhante ao Temple Run dos smartphones). A versão Master System é o melhor Taz-Mania, definitivamente. Talvez pelo fato de ela ter sido feita pela própria Sega. Taz in Escape from Mars, segundo jogo do Taz no MD, é bem melhor. Este foi feito pela Head Games, a mesma desenvolvedora do aclamado X-Men 2 do MD.

Pirates of Dark Water

Um beat ‘em up comum no SNES, um platformer com elementos de aventura no Mega Drive.

Spiderman The Animated Series

Também chamado simplesmente Spiderman. A história e a jogabilidade são os mesmos em ambos. No jogo, o teioso tem que encontrar três vilões fugidos, o doutor Octopus, o Duende Verde e o Alistair Smythe. São jogos semelhantes, mas ainda assim diferentes. Em minha opinião a versão do MD é melhor.

Alien 3

Ambos jogos de tiro lateral, o do MD tem um estilo mais arcade, enquanto no concorrente SNES tem mais exploração.

Shadowrun

RPGs de ação cyberpunk baseados no RPG de mesa homônimo. São bem diferentes entre si. A versão SN tem na habilidade de examinar as coisas em uma interface point ‘n click algo bastante original; o do MD se aproxima mais do material original, dando maior liberdade de escolha ao jogador. Há ainda a versão Sega CD, que nunca saiu do Japão nem foi traduzida. Esta versão é a mais diferente de todas, uma mistura de visual novel com batalhas por turnos.

Batman Returns

Baseado no filme do diretor Tim Burton. É um beat ‘em up bastante competente, um dos melhores do Super Nintendo. O do MD é um misto de beat ‘em up lateral e platformer, com gráficos aquém do que o MD podia fazer. O Master System também teve um Batman Returns diferente.

Jurassic Park

No Mega, um platformer lateral de tiro feito com muito esmero pela Blue Sky Software, cujo resultado não saiu tão bom. No Super Nintendo, um jogo de tiro com visão de cima semelhante ao Jurassic Park 2 do MD. Curiosamente, o Jurassic Park 2 do SN lembra o primeiro do MD.

Mighty Morphin Power Rangers

Beat ‘em up com movimento apenas lateral no SN, jogo de luta no MD, com alternância entre lutas com os rangers e com os megazords. O SN também teve um jogo de luta dos rangers, chamado Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edition, em que se luta usando os megazords. A versão Sega CD, por sua vez, é um filme interativo.

Mighty Morphin Power Rangers – The Movie

Ambas são beat ‘em ups, mas no SN a movimentação é apenas lateral, enquanto no MD temos o eixo z para nos mover também. Algumas fases na versão MD terminam com uma luta de mechas.

Sonic the Hedgehog

O Master System obviamente não conseguiria fazer Sonic tão bem quanto o Mega, então o jogo é bastante diferente, com caminhos diferentes e fases novas. A jogabilidade também tem muita diferença.

Sonic the Hedgehog 2

Novamente o mesmo nome para um outro jogo no Master System. A título de curiosidade, como esse jogo saiu antes do Sonic 2 de Mega nas américas, ele foi a estréia do Tails.

Scooby-Doo Mystery

No Mega, é um jogo de aventura em estilo similar aos famosos jogos de PC da LucasArts e da Sierra na época. No SNES é um platformer comum, mas com o mesmo objetivo de adquirir pistas e resolver mistérios. Apesar de terem sido feitos por desenvolvedoras diferentes, ambos foram distribuídos pela Acclaim.

Justice League Tournament Fighters

A Liga da Justiça ataca em um jogo de luta versus que, em qualquer uma de suas duas versões, é terrível. Novamente, empresas diferentes, mesma distribuidora (Acclaim de novo).

Ghostbusters

A versão MD é um platformer de tiro, no Master System é um jogo de gênero indefinível, em que se tem que dirigir até os pontos de assombração e capturar os fantasmas, com elementos de platforming no meio. Também pudera, a versão MS saiu cerca de dois anos antes.

The Flintstones

Platformers diferentes feitos por empresas diferentes em épocas diferentes para o desenho pré histórico de Hannah Barbera. O do Mega se baseia no desenho animado, o do SN foi tie-in do filme. Na verdade, o Mega também tem o The Flintstones feito pela Ocean baseado no filme, haviam planos de se lançar fisicamente, mas saiu apenas em versão digital pelo serviço Sega Channel na época, enquanto no SNES saiu em cartucho. Outra versão diferente é a de Master System. O SN ainda tem outro jogo dos Flintstones, chamado The Flintstones: The Treasure of  Sierra Madrock, esse sim baseado no cartoon. Acredito que o melhor desses é o The Flintstones do MD mesmo.

Robocop vs. Terminator

Bastante semelhantes. Além das diferenças que existem nas próprias fases, a versão SN é menos violenta que a do Meguinha. As versões são diferentes por que, apesar de ambas serem distribuídas pela Virgin, apenas a do MD é feita pela Virgin, a do SNES foi feita pela Interplay.

Castle of Illusion

Ambos são platformers competentes. A versão Master System apresenta layouts de fase diferentes e a mecânica para derrotar os inimigos é diferente também (você pega e joga coisas neles).

Ristar

No começo as verões Mega Drive e Game Gear até parecem serem o mesmo jogo, mas logo se tornam bem diferentes.

 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: