jump to navigation

Maneiras de Conectar o MD na TV 14 de novembro de 2016

Posted by bluepasj in GENESISTÓRIAS.
Tags: , , , , , , , , , , , , ,
trackback

Recentemente houve um pouco de polêmica no anúncio do novo Mega Drive da Tectoy pela fala de saída HDMI nele, que é o padrão em muitas TVs. E, também, pela ausência da saída de video componente que os MD originais tinham. Ao invés disso, o novo Mega possui apenas saída comum de áudio e vídeo. Por esse motivo acabei me interessando  e pesquisei um pouco mais a fundo o assunto, o que me fez decidir que existe conteúdo suficiente pra se fazer uma postagem enumerando as diferentes maneiras com as quais um MD original pode ser conectado a uma TV. E a primeira delas é…

RF

88ee60299379471

Ou coaxial. Trata-se de uma caixinha que conecta no videogame e na entrada para antena da TV, tem uma conexão para ligar a antena também e uma chave seletora entre os ‘modos’ videogame e antena. Foi o único cabo de MD que eu já vi presencialmente, ao vivo, nunca vi nenhum dos outros que vou mencionar. Por isso creio que era o mais comum de todos, talvez por ser o que vinha com o console.

AV

font-b-av-b-font-font-b-cable-b-font-for-sega-font-b-mega

Também conhecida como RCA, CVBS ou vídeo composto, usa a entrada AV da televisão e a saída componente do MD. Apresenta qualidade melhor que o cabo RF, mas ainda assim é considerada ruim.

SCART

sega-megadrive-rgb-scart-cable-with-stereo-sound-1000x1000

Até onde posso dizer, esse tipo de saída nunca foi comum no Brasil, eu nunca vi essa entrada/saída em dispositivo nenhum. Ela é a que oferece a melhor qualidade de imagem (com um porém que falarei mais tarde). Por ser muito incomum, as pessoas faziam uma adaptação, que é…

RGB

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ou vídeo componente, bastando para isso um cabo de SCART, adaptador (tipo essa caixinha acima) para RGB e os próprios cabos RGB. Um cabo famoso que faz esse tipo de conversão é o da HD Retrovision. Vale notar que o modelo 1 do MD não tem saída de stereo de áudio, apenas pela frente onde se conecta fone de ouvido, portanto para ele é melhor comprar um cabo SCART com áudio separado que pode ser conectado em tal entrada.

Existem também adaptadores Scart para AV (e vice-versa).

S-Video

cabo-s-video-4-pinos-macho-macho18m-d_nq_np_18279-mlb20151784852_082014-f

É uma adaptação feita abrindo o videogame e soldando coisas lá dentro, portanto é meio que um hack/mod do mesmo. Oferece uma conexão que era mais comum em câmeras fotográficas e de vídeo.Essa entrada também é incomum nas TVs brasileiras. Existe também um adaptador de Scart para S-video.

xmd-3_top.jpg

Além desses cabos, existe o cabo HDMI, que é novo, o MD original não suportava e nem nas TVs da época existia. Ele é bem comum nas TVs atuais, mas para usá-lo é preciso de um adaptador, um upscaler, que converta o sinal de Scart para HDMI. Um que se tornou bastante conhecido é o Framemeister, ou XRGB Mini da Micomsoft.

91pkrohrq3l-_sl1500_

Você conecta o SCART no Framemeister e o HDMI dele para a TV.
Vale mencionar também a existência de adaptadores AV para HDMI, que podem ser usados no novo MD da Tectoy.

Agora os resultados disso tudo.

lqtnnef

AV

ktboelx

RGB

S-Video

S-Video

A seguir um video comparando as conexões AV, S-Video e RGB.

Agora o problema que é encontrado em conexões com maior acurácia no MD. O Meguinha é um videogame antigo, dois anos mais velho do que a competição (o Super Nintendo). E a competição tinha muito mais cores, e transparências avançadas que o MD não tinha, então ele usava muito de dither para fingir mais cores e imitar transparências. Os jogos eram pensados pra se usar da distorção causada pelo cabo composto. Acontece que cabos melhores quebram essa ilusão e mostram tudo. Mesmo nas TVs de tubo/CRT. Veja o exemplo de Sonic:

AV

AV

RGB

RGB

E agora Eternal Champions.

AV:

eternal-champions-cd001

RGB:

eternal-champions-cd000

Aí acaba sendo uma questão de gosto. Imagem mais cristalina e dither à mostra ou imagem piorada e dither escondido… qual você prefere?

Agora uma informação extra. A conexão composta (AV) do 32X é superior à do Mega Drive. Eu já li um relato de alguém que deixava o 32X conectado ao MD só por causa da saída AV dele. Como exemplo, uma comparação:

32X:

32x composite

Mega Drive:

genesis composite

Mega Drive:

ShinobiIII1 genesis composite

32X:

ShinobiIII32x1 32x composite

Fontes: RetroRGB

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: