jump to navigation

Melhores Jogos Exclusivos do MD 26 26America/Bahia setembro 26America/Bahia 2016

Posted by bluepasj in LISTAS.
Tags: , , ,
trackback

Um dia eu vou fazer uma versão em video dessa lista, mas atualmente é impossível, por que a placa de video do meu PC, assim como o amor com relação à Wanessa Camargo, não deixa.

Essa uma lista de jogos que não foram portados de outros consoles ou dos arcades para o Mega Drive, mas sim feitos especificamente para o sistema do Meguinha. Esses jogos, portanto, exploram ao máximo as capacidades do console, conseguindo evitar as insuficiências dele. E embora hajam muitos mais jogos exclusivos a se falar, aqui estão os melhores entre eles.

Aladdin

aladdin-sega-genesis-gameO clássico da Virgin Games, baseado no filme homônimo da Disney. É uma das obras a melhor aproveitar o material original, tendo ganho vários prêmios de jogo do ano. As animações são soberbas, os gráficos coloridos e a jogabilidade responsiva, as fases são criativas e as músicas cativantes. Foi portado, um ano depois, para DOS e Amiga e mais um ano depois para Game Boy.

Wonder Boy

wonder-boy-6-monster-world-4-mega-drive.jpgComeçando por Wonder Boy in Monster World, que definitivamente marcou no MD, sendo praticamente um exclusivo, mas não totalmente. Saiu para PC Engine, mas mudaram completamente a temática do jogo. Saiu também para Master System, mas como o MS é supostamente um videogame anterior ao MD, WB está aqui como exclusivo. É um dos jogos mais profundos e interessantes do Mega, basicamente um metroidvania. Agora o próximo, Monster World 4, é totalmente, completamente exclusivo. Tão exclusivo que nem saiu do Japão até 2012 quando foi lançado no Virtual Console do Wii. Perdeu um pouco do aspecto metroidvania, e também dos elementos de RPG, mas ainda continua simpático e cativante.

Ecco the Dolphin

271207-ecco-jr-genesis-screenshot-a-large-glyph-has-been-locatedEcco, Ecco 2 The Tides of Time e Ecco Jr. abrilhantaram a biblioteca do MD com aventuras marítimas e jogabilidade única, tornando o golfinho um dos mascotes do console. É verdade que os dois Ecco principais tiveram versões aprimoradas para o Sega CD (mas este é só um add-on para o MD) e também para o Game Gear (mas este é o portátil da Sega), mas Ecco com certeza representa muito mais o MD, inclusive com o Ecco Jr. sendo totalmente exclusivo.

 

Streets of Rage

SoR3 gifO incrível beat ‘em up da Sega, o melhor de todos, o imbatível Streets of Rage. É tão climático e com uma jogabilidade tão boa que se torna impossível não ter diversão envolvida. Os dois SoR saíram para não só o MD, como também Master System e Game Gear e o segundo no arcade baseado no MD, o Mega Play. Mas o terceiro e incrível SoR é só no Mega.

Shinobi

return of the ninja masterO Master System e o Game Gear podem ter jogos do Shinobi, mas é no Mega Drive mesmo que ele brilhou, com os excelentes e exclusivos Revenge of Shinobi e Shinobi 3 Return of the Ninja Master. A concorrência não tem nada nem sequer parecido aos Shinobi.

Super Monaco GP II

109851-ayrton-senna-s-super-monaco-gp-ii-genesis-screenshot-jockeying
Homenageando Ayrton Senna, o segundo jogo de fórmula um da Sega no Mega Drive é imbatível como o melhor do gênero no mesmo. Teve versões para Master System e Game Gear.

Castlevania Bloodlines

CastlevaniaBloodlines000_thumb.pngO Castlevania do Mega Drive é um jogão, um dos melhores do console e também da época. Pode até ter outros Castlevania em outros videogames, mas o Bloodlines tem algo diferente e único sobre si, uma identidade própria, talvez até por absorver um pouco da identidade do MD. É um dos melhores produtos que a Konami fez na era 16-bits.

 

Contra Hard Corps

contraspaceOutro produto da Konami, o único jogo da série Contra no Mega Drive é cheiod e ação, um run ‘n gun que não dá espaço pra respirar, e que inclusive é muito difícil (mais difícil na versão americana). Ele ainda usa efeitos especiais insanos, mas não exagerados demais (como certos outros Contra), apenas na quantidade certa pra incrementar a ação. Rotas e finais alternativos e personagens com habilidades diferentes complementam o pacote.

X-Men 2 The Clone Wars

 

x-men-2-clone-wars-05Os mutantes da Marvel atacam no Meguinha, diria uma revista antiga de games. Baseado no cartoon famoso da época que por sua vez era baseado nos gibis, X-Men 2 foi aclamado como um dos melhores jogos lançados naquele ano. As habilidades diferentes e ilimitadas dos heróis e a possibilidade de mudar de personagem entre fases, junto com fases criadas de maneira que explora as diferentes habilidades fazem desse um jogo imperdível.

Ristar

 

output_kOiAHnA estrelinha agarradora do Sonic Team teve um jogo para Game Gear, mas era bem diferente da versão MD. Qualidade e criatividade são duas palavras que vem à mente quando se fala nesse jogo. É só uma pena que nunca teve continuação.

The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin

93868-spider-man-genesis-screenshot-swinging-past-a-dangerous-dogsA versão do MD é diferente das versões para Sega CD e Game Gear/Master System. SvK te deixa até tirar fotos para vender e comprar fluido de teia. É certamente um dos melhores jogos do Homem-Aranha.

Gunstar Heroes
GunstarHeroes1Até teve um port para Game Gear, mas a natureza do jogo faz com que Gunstar Heroes funcione de verdade no hardware do Meguinha, com seu processador veloz. É um dos jogos de tiro mais agitados de que se tem notícia, levando o MD ao limite e apresentando ao mundo o potencial da produtora Treasure, que depois faria outras maravilhas no MD, os exclusivos Alien Soldier, Light crusader e Yu Yu Hakusho Makyo Toitsusen e o semi-exclusivo Dynamite Headdy (saiu também para Game Gear (e no Brasil pra Master System)).

Sonic the Hedgehog

gif Sonic3O representante supremo da Mega Drivicidade, o ouriço supersônico do poder! Ou coisa parecida. O dono do blast processing pode até ter aparecido em outros consoles (Master System, Game Gear, Sega CD, Arcade) da Sega, mas os jogos que carregavam o estilo característico da série todos saíram apenas no Mega Drive, pois as versões nesses outros consoles eram totalmente diferentes em estilo substância. Sonic foi feito para explorar e demonstrar magnanimamente as qualidades técnicas do MD, sem deixar a qualidade da jogabilidade de lado. Foi um dos grandes fatores principais do sucesso do 16-bit e também um dos mais imperdíveis.

Splatterhouse

splatterhouse-3-mega-driveA série começou nos arcades, mas o segundo e o terceiro jogo saíram apenas para MD. Se diferencia da concorrência por seu estilo de porrada mais sangrento e temática de horror.

Shining

603992-shining-force-ii-genesis-screenshot-strategy-in-undergroundShining in the Darkness, Shining Force e Shining Force II são alguns dos maiores RPGs estratégicos de todos os tempos, sempre aparecem em qualquer lista de indicações do gênero (junto ao Shining Force 3 do Saturn). Apesar da exclusividade desses títulos em específico, a experiência Shining Force podia na época ser experimentada também nos Gaiden do Game Gear e no Shining Force CD do Sega CD.

Road Rash

gif RRash2

Emulador x Pista = Emulador wins

O simulador de corridas ilegais da EA pode até ter começado em várias plataformas (Amiga, 3DO), mas Road Rash II e Road Rash 3 são únicamente para o Mega Drive, trazendo todo o expertise da Electronic Arts para o gênero de corrida. Outro exclusivo no mesmo estilo e da mesma empresa é Skitchin’.

Golden Axe

gif GAxe2A série surgiu no Mega com o port do primeiro jogo do arcade, mas o Golden Axe 2 e o 3 vieram direta e exclusivamente para o 16-bits da Sega, trazendo novidades na jogabilidade e gráficos melhores, já que foram feitos para o MD. Além do MD, a única outra maneira de experienciar Golden Axe era nos fliperamas, já que as versões Game Gear e Master System são de outros gêneros.

Phantasy Star

phantasy-star-4_3Do segundo ao quarto jogos da série, todos foram do MD, sendo a série de RPG mais representativa na biblioteca de jogos do videogame. E são bem únicos dentro do gênero que representam, misturando com maestria ficção científica e fantasia, e com uma história contínua que se estende pelos jogos.

 

Thunder Force 4

92891-thunder-force-iii-genesis-screenshot-aaahh-sShmup lançado direta e exclusivamente para o MD.

Joe Montana

Jogo de futebol americano da EA para o MD. Tem ainda o bizarro Mutant League Football da EA (e o Mutant League Hockey, de hockey).

Sports Talk Baseball

Jogo de baseball da Sega.

Fifa Soccer 95

Jogo de futebol da EA.

Herzog Zwei

Jogo de RTS multiplayer.

Illusion

Mickey Mouse - World of Illusion000A Sega pegou uma licença para fazer jogos com os personagens da Disney e criou vários clássicos com ela. Entre eles a série Illusion do Mickey. Castle of Illusion tem uma versão diferente da do Master System no MD e World of Illusion, com o Donald e modo para dois jogadores, é totalmente exclusivo.

 

Vectorman

Vectorman (2)

O simpático robô da Sega teve dois shooter laterais lançados unicamente para o Mega.

Toejam & Earl

toejam e earlNão apenas exclusivo, como muito único, Toejam & Earl, seus alienígenas loucos e aventuras insanas tiveram dois jogos no Mega.

Kid Chameleon

KidChameleonUE.pngClássico jogo de plataforma com gigantesco número de fases e variedade na jogabilidade.

Comix Zone

comix-zoneLançado no fim da vida do console, acabou se tornando um jogo cult, cultuado e desconhecido. Se trata de um excelente beat ‘em up com um conceito muito interessante que, apesar de curto e difícil, é um dos melhores lançados para o pretinho da Sega. Aliás, segundo um produtor, em entrevista à revista Retro Gamer, é difícil demais por que é curto e a Sega demandou que aumentassem a dificuldade pra compensar. E o jogo é curto por que as animações bem feitas ocupam espaço no cartucho e os produtores sabiam que, no fim de vida do console, a Sega não ia querer fazer cartuchos maiores com maior custo.

Chakan

chakanMais um jogo com dificuldade elevada. Baseado na HQ de mesmo nome. Também teve versão Game Gear.

Pulseman

Pulseman_1Lançado pela GameFreaks, a mesma produtora dos jogos principais da franquia Pokémon.

Crusader of Centy

crusader02_thumb.jpgPode não ser um dos jogos mais high profile do console, mas tem todas as melhores qualidades que só os clássicos tem: é inventivo, divertido, com boa jogabilidade, bons gráficos e sonoridade e é também único.

 

Beyond Oasis

beyond-oasisObra de arte do console com sprites enormes e chefes gigantes feitos de múltiplos sprites, é uma mistura totalmente original de beat ‘em up e RPG com temática de arábia.

Quackshot

QuackShotStarringDonaldDuck000.pngClássico licenciado da Sega com o Pato Donald.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: