jump to navigation

Puzzle Platformers 12 12America/Bahia setembro 12America/Bahia 2016

Posted by bluepasj in LISTAS.
Tags: , , ,
trackback

Esse é um gênero de jogo bem específico, pois tem características de dois outros gêneros: plataformas e puzzles (quebra-cabeças). Claro que uns tem mais de um do que de outro, e uns tem mais ligação entre os dois elementos do que outros. Mas o que mais diferencia um jogo desses é que a travessia é um puzzle, descobrir o que se deve fazer para prosseguir. Os platformers cinematográficos (Flashback, Out of this World, etc), por exemplo, tem um sistema de pulos muito mais complexo do que platformers normais, e você tem que calcular direitinho os saltos, tomar distância, é mais minucioso por que há pensamento na movimentação.

gods-mega-driveGods
Eu não sei muito o que dizer desse jogo, exceto que não gostei dele. É muito difícil, com inimigos que aparecem do nada (por que são baseados em gatilhos, suas ações como jogador “ativam” os inimigos e eles aparecem (do nada)). E a jogabilidade também é travada. Ele tem platforming, mas é mais de puzzle, com alavancas e coisas assim para se interagir e gerenciar os quatro espaços para itens que se tem no inventário. Ele foi aclamado pela inteligência artificial dos inimigos.


lemmings-2-mega-drive-1Lemmings 1
& 2
O objetivo nesses jogos é guiar um grupo de lêmingues antropomórficos de cabelos verdes em robes azuis através de obstáculos até a saída da fase. Para isso, se designa a cada lêmingue uma habilidade única. Além disso, cada fase tem um tempo-limite para ser finalizada. O segundo jogo, não tão popular quanto o primeiro, tem muito mais habilidades disponíveis. Ambos os jogos tem um modo para 2 jogadores.

the-lost-vikings-mega-driveLost Vikings
Puzzles para até dois jogadores com o tema de vikings. Controla-se três vikings com habilidades diferentes com três pontos de vida cada.O objetivo é que atravessar vários locais diferentes tentando levar os vikings de volta para a casa deles. Apenas na versão Mega Drive há fases a mais e modo para 3 jogadores usando multitap.

flashback-the-quest-for-identity-mega-drive.gifFlashback -The Quest for Identity
Flashback é incrível, tem perfeição em estabelecer um clima para  a aventura, e é sinceramente um dos melhores jogos de todos os tempos. A francesa Delphine Software está de parabéns. Ele usa cenários desenhados à mão e personagens rotoscopeados (com técnica desenvolvida independentemente de Prince of Persia, o progenitor da rotoscopia). E segundo o criador (Paul Cuisset) a plataforma principal do jogo é o Mega Drive e, também, a melhor versão.

landstalker-mega-driveLandstalker -The Treasures of King Nole
Tem grandes doses de platforming e puzzles, mas mais separados um do outro. O platforming é desafiador e é uma grande parte do jogo, e ainda é piorado pelo jogo ser isométrico e calcular os saltos se torna mais difícil. Ainda assim esses problemas se tornam pequenos perto da qualidade da confecção do jogo.

out-of-this-world-mega-driveOut of this World/Another World
O predecessor de Flashback, é um pouco mais artístico e minimalista, menos “popular”, tem uma cadência mais lenta. Foi lançado pela mesma Delphine Software do Flashback. A história é sobre um cara que acaba indo parar em um mundo alienígena perigoso.

 

bugs-bunny-in-double-trouble-mega-driveBugs Bunny in Double Trouble
Esse é pré-renderizado, com os personagens da Warner Bros, o principal deles sendo o Pernalonga. Baseado em vários episódios clássicos do Pernalonga (das séries Looney Tunes e Merrie Melodies), como Caçada ao Coelho, O Coelho Toureiro, Cavaleiro Pernalonga, Pernalonga em Marte, Pernalonga Enfeitiçado, Experiências de um Coelho, Pernalonga e o Marciano e Contatos Imediatos.

the-humans-mega-driveThe Humans
Bastante parecido a Lemmings, nesse o objetivo é levar pelo menos um dos humanos controlados pelo jogador ao fim da fase. Para isso o jogador tem que usar a habilidade dos personagens de fazerem uma escada humana. E as fases também possuem limite de tempo. Um contra do port para Mega Drive é que é necessário escolher entre efeitos sonoros ou música, não sendo possível os dois simultaneamente.

puggsy-mega-drive.gifPuggsy
Esse é baseado em física, comportamento de objetos e na posição das mãos do alienígena. Ele caiu em um planeta e teve sua nave roubada pelos caramujos que vivem nele. O jogo usa um complexo sistema de física para os objetos que era incomum na época.

 

prince-of-persia-mega-drive.gif

Prince of Persia
Usou uma técnica chamada rotoscopia, semelhante a uma mistura primitiva de captura de movimentos com pintura. Provavelmente foi o primeiro platformer cinematográfico. Com um tempo para completude das fases, há que se desviar de armadilhas, dar saltos precisos e enfrentar inimigos usando as habilidades atléticas do príncipe que nomeia o título. Vale mencionar que a versão Européia do Prince of Persia de Mega é um pouco diferente da americana, tem músicas nas fases e algumas fases a mais.

bubba-n-stix-mega-drive.gifBubba ‘n Stix
O fator puzzle do jogo vem do Stix, o bastão usado pelo personagem principal Bubba. Stix pode ser utilizado de várias maneiras para se avançar nas fases.

Bubble and Squeak Fantastic Dizzy
Uns mais infantis no gênero.

Fontes: MobyGames;
Revista Retro Gamer número 118.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: