jump to navigation

Jogando Mega Drive nos celulares Android 13 13America/Bahia fevereiro 13America/Bahia 2016

Posted by bluepasj in EMULAÇÃO.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

Primeiro você precisa baixar o emulador para Android do videogame Mega Drive. Eu uso o MD Emu, mas tem outro bom chamado Gensoid. O funcionamento de ambos é quase igual. Você pode baixar o arquivo apk na internet e instalar ele no telefone, ou diretamente na Google Play store.

Eu, particularmente, baixei o apk na net pelo PC, passei para o smartphone por um cabo USB e instalei. Para instalar você tem que achar o arquivo usando um aplicativo gerenciador de arquivos. Geralmente o símbolo deles é uma pasta amarela. Os telefone atualmente costumam vir com um pré-instalado, mas também há opções na Play Store, como o Astro.

Screenshot_2016-02-13-17-33-53

Para poder instalar a partir de um apk baixado, você precisa ir até configurações (cujo símbolo é uma engrenagem, costuma poder ser acessado da barra de notificações) e ir em Segurança e marcar a opção que permite a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.Sem título
Você, então, pode clicar no aplicativo e acessar a opção Instalador de Pacotes para instalar, depois é só clicar em Instalar.Screenshot_2016-02-13-17-34-42

Depois, você pode excluir o arquivo apk. Basta, no gerenciador de arquivos, segurar em cima do arquivo por um tempo pra aparecer a opção de apagar/deletar.

A tela inicial do aplicativo é essa:

 


Detro de Options (opções), você pode configurar o emulador.

Screenshot_2016-02-13-17-39-08

Dentro de input há uma opção importante:

Screenshot_2016-02-13-17-39-14

Ela se chama 6-button Gamepad, e permite ativar (on) ou desativar(off) um controle virtual de 6 botões na tela. Você não realmente precisa mexer nisso, pode deixar ‘on’ mesmo, mas a opção existe.

A próxima opção interessante é dentro do submenu GUI:

Screenshot_2016-02-13-17-40-01

Em Hide Status Bar você pode definir se a barra de notificações (aquela no topo da tela que você desliza pra baixo pra abrir) vai ficar aparecendo (off), sumir (on) ou só sumir quando o jogo estiver funcionando (In Game). No topo da lista GUI (que a imagem acima não mostra) há a opção Orientation, que define a orientação da tela (vertical/horizontal, em pé ou deitada).  Geralmente fica em Auto, o que significa que vai ficar do jeito que estiver quando você iniciou o jogo e vai girar automaticamente se a opção de girar automaticamente está ligada no seu celular. Você pode deixar ainda, por padrão, deitada (Landscape – paisagem) ou em pé (Portrait – retrato).

Fora do menu Options, lá naquela tela inicial tem o menu On-Screen Input Setup.

Screenshot_2016-02-13-17-41-03

E a opção Set Button Positions te permite rearranjar a disposição dos botões.

Screenshot_2016-02-13-17-41-14

Você pode arrastá-los e colocá-los onde quiser na tela.

Ainda em On-Screen Input Setup:

Sem título

Existe ainda a opção Button Size (tamanho dos botões). E a opção Vibration, que define se haverá (on) ou não (off) vibração quando você tocar nas teclas.


Depois de configurado, para jogar, basta ir, na tela inicial, na opção Load Game.

Você precisa ter a ROM do jogo no seu celular. A ROM é o jogo e o emulador (o MD Emu) é como se fosse o videogame. Você precisa de uma ROM para cada jogo que quiser. Elas podem ser baixadas em sites específicos de emulação, na seção Genesis/Mega Drive dos mesmos. Você coloca ela em uma pasta no celular e navega até ela com o Load Game. Em minha experiência, tive que fazer o emulador esconder a barra de notificações pra poder navegar em paz. Na minha experiência, funcionou com roms nos formatos smd, md e bin e também leu arquivos compactados sem problema.

A pequena setinha pra cima lá no topo (na barra cinza) serve pra voltar. Eu tive que entrar em mnt pra encontrar o cartão de memória (extSdCard – external sd card – cartão sd externo), onde tinha posto minha rom.

Screenshot_2016-02-13-17-53-28

Mas no fim tudo funciona bem. Dá pra jogar perfeitamente.

Ah, e pra salvar, basta clicar no botão de opções do telefone Android (três risquinhos) e ir em Save State. Dá pra salvar a qualquer momento.

Screenshot_2016-02-13-21-03-01

Pra carregar, por sua vez, é só ir em Load State. Pra sair é só ir nessas mesma opções (acima) e clicar na última da lista, Exit. Ou clicar no botão voltar do Android, geralmente é uma seta curva pra trás e, em ‘Really Exit?’ responder Yes (sim).

*Obs.: O emulador ainda tem suporte para sincronizar e jogar com o joystick do Wii, do Wii U ou do PS3. Não pude testar isso. A opção está na tela incial, e lê ‘Scan for Wiimotes/iCP/JS1’.


Vale mencionar ainda os jogos oficiais existentes na play store, Sonic the Hedgehog e Sonic 2.

 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: