Sega CD, 32-X e o Mega Drive 26 26America/Bahia julho 26America/Bahia 2015
Posted by bluepasj in INUTILIDADES.Tags: 32 x, 32x, md, mega drive, scd, sega, sega cd
trackback
Brutal Paws of Fury: Lançado originalmente no Sega CD, depois foi portado para os outros consoles. O jogo tem a jogabilidade muito ruim, mas a empresa realmente queria que ele desse certo, por que o publicou em tudo quanto é console. O diferencial do mesmo, além dos lutadores animais, é que você aprende os golpes enquanto avança, logo não tem acesso aos golpes especiais desde o início. A versão do Mega Drive perde algumas coisas que a versão SCD tem, como um personagem (o Pantha), sons e sequencias em FMV, por exemplo. A jogabilidade, por sua vez, teve pequenas melhorias na versão MD. Já a versão 32X se chama Brutal Unleashed: Above the Claw. Ela tem dois personagens a mais, gráficos melhores, mas perdeu muitas coisas em relação à versão SCD.
Chuck Rock/Chuck Rock 2: Criado pela Core Design, que mais tarde viria a criar Tomb Raider, CR é um jogo pré-histórico portado pela Virgin para o MD e pela Sony Imagesoft para o SCD. Ambos tem muito poucas melhorias no Sega CD em relação ao Mega Drive.
Earthworm Jim: A versão do Sega CD, chamada Special Edition, tem as fases estendidas em uma nova acrescentada e mais frames de animação, além da sonoridade de CD que todos os jogos de SCD apresentam.
Ecco the Dolphin/Ecco 2 Tides of Time: A versão SCD do primeiro apresenta novos níveis e os originais redesenhados. Já o segundo teve menos mudanças em relação ao MD.
Fatal Fury 2/Fatal Fury Special: A versão do SCD é o port de uma versão que traz de volta personagens (Duck King, Tung Fu Rue) e te deixa jogar com os chefes. Tirando isso, há frames demais perdidos nos personagens e nos cenários, tornando FF2 um port melhor. O que se explica pelo fato de que os ports foram feitos por empresas diferentes.
Fifa International Soccer/Fifa Soccer’ 96: Internation para Sega CD é traz poucas coisas a mais que a versão MD, como músicas arranjadas. Mas também traz problemas como loadings (que existem em quase todos os jogos do consoles) e um visual ‘lavado’. Já o Fifa 96 do 32X foi lançado apenas na Europa, feito pela Probe e é um jogo em 3D. Considerando o que era o 3D naquela época, e as baixas capacidades do 32X, é de se esperar que ele não seja tão bom. Animações e câmeras ruins e uma inteligência artificial inconstante sumarizam esse jogo.
Flashback: The Quest for Identity: A melhor versão do jogo até o momento. A versão SCD usa suas capacidades para FMV criando videos animados bastante melhores que os do MD. Há vozes e músicas, também, nessa versão.
Mickey Mania: Timeless Adventures of Mickey Mouse: A versão CD desse, além de músicas em CD e mais vozes (e loadings) também tem uma fase a mais. E essa fase é boa. Fora isso, é exatamente o mesmo jogo.
Mortal Kombat/Mortal Kombat 2: Há mais detalhes na versão Mega CD de MK, mais frames de animação e mais vozes, mas as músicas estão nos estágios errados. Os loadings dessa versão não são tão intrusivos quanto em outros jogos do sistema, mas na luta final contra Shang Tsung, toda vez que o mesmo se transforma há um loading. Já o port do 32X de MK2 é muito bom, com gráficos bastante melhor e, também, sonoridade bastante melhor. E mantendo a jogabilidade fluida característica do MD.
Pitfal: The Mayan Adventure: A versão SCD e a MD são basicamente a mesma coisa incrível, exceto por fases extras. Já no 32X existe apenas uma fase extra e os gráficos são um pouco melhores.Dito isso, o framerate da versão 32X é problemático.
Road Rash: No Sega CD os gráficos são melhores, com detalhes extras e mais variedade adicionada. Variedade também foi adicionada nos modos de jogo, expandindo o jogo.
Samurai Shodown: Não parece ter diferenças consideráveis, apesar de ser um port mais fiel do acade (como pode-se ver na tela abaixo). Ela também não tem o personagem Earthquake, devido provavelmente a uma limitação de tamanho de sprite que geraria slowdown. E ela também não tem o zoom do arcade, o que acho uma omissão inesperada.
Spider-Man Vs. Kingpin: Há muitas melhorias na versão CD em relação ao jogo original do Mega Drive. E isso vai além da melhoria sonora e gráfica. Apesar disso, a versão MD ainda tem elementos inexistentes nessa versão, como a possibilidade de tirar fotos e ir à casa de Peter Parker. Mas a versão de SCD é diferente, principalmente, por ser mais não-linear.
Já o 32X só ganhou o não-tão-memorável Spider-Man Web of Fire, que está aqui apenas para motivos de completude pois é um jogo diferente, e apesar de decente, é terrível se comparado aos vs. Kingpin.
Virtua Racing: A versão 32X, chamada Deluxe, e ela tem três tipos de carro: fórmula-1 (o único existente na versão MD), stock-car e protótipo. Essa versão apresenta, ainda, melhores gráficos, jogabilidade, e mais visões de câmera.
Esses dias estava jogando star wars, virtua racing deluxe e DOOM…os meus preferidos do sistema 32x da sega!!!! Fico pensando o que aconteceria se a sega tive-se feito mais jogos para o 32x…muita coisa boa teria essa é a verdade!!!! Adorava o sistema!!!! valeu
CurtirCurtir