jump to navigation

Curiosidades Sobre a Criação do MD 15 15America/Bahia julho 15America/Bahia 2015

Posted by bluepasj in CURIOSIDADES, GENESISTÓRIAS.
Tags: , , ,
trackback

smdgcw_details_02.0O site Polygon publicou em seu site um excerto do livro Mega Drive/Genesis Collected Works. Este livro trata inteiramente de fatos relacionados ao pretinho básico da Sega nos 16-bits e foi publicado pela Read-Only Memory através de campanha no Kickstarter. Segundo o artigo, houve um designer de produto que esteve no time do Mega Drive desde o começo até a sua conclusão. O nome dele é Masami Ishikawa, e ele se tornou o líder a divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de consoles caseiros da empresa. Foi ele quem compartilhou essas informações com a Read-Only Memory.

Eu não vou fazer uma completa reprodução/tradução do artigo aqui, mas apenas trazer alguns fatos mencionados ali.

Primeiramente é interessante notar que uma das coisas principais na criação do MD era ele ser retrocompatível com Master System. Inclusive o chip sonoro auxiliar foi escolhido para conseguir obter essa compatibilidade. Acho isso tudo muito curioso.

Também acho relevante saber que a decisão de que o console seria um 16-bit e não um 8-bit foi feita mais tarde no processo de produção do console, e foi feita por que arcades da época já usavam sistemas 16-bits. Sendo assim, se tornaria mais fácil programar para ele.

Outro fato interessante revelado na entrevista com o Masami Ishikawa é que o MD teve certa modificação feita pra concorrer com o vindouro SNES. A capacidade de memória gráfica foi aumentada, o que permitiu aumentar o número de elementos mostrados.

Durante o processo de desenvolvimento do console, também se pensou em colocar efeitos de escala e rotação. O problema é que para adicionar tudo isso seria preciso aumentar o tamanho da placa, o que tornaria o processo de produção do console mais lento e, assim, aumentaria seus custos. O número de cores disponíveis também foi limitado pelo tamanho da estrutura do circuito.

Masami, no artigo, também fala sobre algumas outras coisas, talvez isso fique para outro post, pois esse é sobre algumas curiosidades apenas.

Fonte: Polygon

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: