jump to navigation

Evolução – Street Fighter 20 de agosto de 2014

Posted by bluepasj in EVOLUÇÃO, Uncategorized.
Tags:
trackback

by yourepeat

Esse post, que eu enquadrei na categoria Evolução do blog, é praticamente um Dualidade, já que existem apenas dois jogos de SF para o Mega Drive, e eu os estarei comparando.

3_street-fighter-2-plus-champion-edition-8Street Fighter 2 Special Championship Edition: Baseado em não uma, mas duas versões de Street Fighter de Arcade, foi um dos melhores jogos de luta do Mega, por mais que não seja exclusivo (e tenha vindo mais tarde do que veio para a concorrência). É baseado no arcade Champion Edition, uma revisão de Street Fighter 2 que te permite jogar com os 4 chefes finais, e em Street Fighter 2 Turbo, que tinha vários adendos. Esse veio como um modo de jogo no Mega (o modo Hyper). Enfim, no modo Hyper, personagens ganham golpes a mais, como a Chun-Li, que ganha um projétil. E como pode ser notado nesse artigo, o desenvolvimento da versão caseira para Mega Drive foi controverso, a versão teve que ser totalmente recomeçada, e betas das versões descartadas podem ser encontrados na net. O fato é que a versão não ficou tão boa quanto poderia ter sido, mas ao mesmo tempo tem várias qualidades. Os gráficos tem um tom mais cartunesco, que combina bem com o jogo, as músicas estão ótimas, por que o chip sonoro do Mega se assemelha ao da máquina arcade. O Mega e muito bom com batidas e isso de uma intensidade muito legal na sonoridade do jogo. A jogabilidade está ótima, a tecla direcional do Mega é perfeita e a disposição das outras teclas também é parecida com o Arcade. Para coroar, a responsividade, como de praxe no MD, é suprema. Aqui há um porém, o Mega Drive foi lançado primeiramente com um joystick de três botões de ação apenas, o que fazia com que você tivesse que apertar Start pra alternar entre soco e chute. Felizmente isso foi consertado com o lançamento do controle de 6 botões, que futuramente se tornou o bundle do console e seu joystick oficial. Temos também um ponto fraco nas vozes, que são aquém da versão original, roucas, mas nada que atrapalhe a jogatina. Outro ponto negativo destacável é a (esperada) diminuição na profundidade de cores, devido à limitação do hardware do Mega Drive nesse quesito. Nada que estrague ou diminua o jogo, e pra mim dá até um charme e uma diferenciação. Entretanto, a versão Mega possui o exclusivo modo Group Battle. O cartucho tinha a impressionante (para a época) quantia de 24 Megabits. Vale notar também que a intro do jogo permanece intacta apenas na versão MD. Uma curiosidade é que nessa intro no arcade o cara que leva um soco é negro, e isso foi mudado na versão caseira para evitar acusações de racismo.

image that does it no justiceSuper Street Fighter 2 The New Challengers: A “continuação” de SF2 tem quatro lutadores a mais, e também traz várias mudanças nos movesets dos lutadores já existentes. Outra mudança perceptível é que agora os combos são contados e mostrados na tela, o que os dá mais importância. Esse port já foi melhor trabalhado do que o anterior, as vozes ficaram levemente melhores, a sonoridade também está ótima, embora que bastante aquém do que ficou a do jogo anterior, e os gráficos mais parecidos com os do arcade. Para tudo isso, o cartucho teve que ter 40 megabit, o que demonstra o zelo da Capcom com essa versão. E esse não é um post de compração entre versões, mas não posso deixar de notar que o sangue nos retratos de Continue foi retirado na versão SNES e várias músicas e efeitos sonoros tiveram que ser refeitos devido a limitações de hardware, o que torna a versão Mega mais fiel à do arcade (o que não é, em si, uma vantagem, apenas uma diferença). A versão Mega ainda tem (acessável através das options) o Super Mode, que ao contrário do modo default de jogo, aumenta o número de adversários no modo arcade de 12 para 16.

Joguei as duas versões, e ambas são ótimas. Pra mim é particularmente difícil escolher. Mas eu, quando tinha um Meguinha, preferi o Super Street Fighter, por ter mais conteúdo, e pra mim quanto mais melhor. Mas eu sinto que, num nível técnico, os gráficos do SF2 são mais bonitos.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: