jump to navigation

Review – Crusader of Centy 9 de maio de 2012

Posted by bluepasj in dym, REVIEW.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

images

Eu sei que “que tipo de retrogamer de mega drive é você?!” é uma pergunta válida, considerando que só agora, por meio de emulação, vim a jogar Crusader of Centy (Soleil, Ragnacenty). Pior ainda que nem terminei e já vou fazer um review, por que vai demorar a eu começar de novo, agora que me salvei morrendo. WTF?!

Vamos começar o review. A análise. A crítica. A babação de ovo.

Difícil classificar esse jogo. Tem alguns (poquíssimos) elementos de RPG, mais alguns de ação. Mas não é só um RPG/ação, já que é uma grande aventura (uma das características dos RPGs em geral) (cheio de momentos épicos), e tem elementos até de jogos de plataforma, tudo muito bem inserido e aproveitado.

crusader02 Primeiramente os gráficos que você vai notar que são lindos! Não vou nem postar muitas imagens pra não spoilear a pura pixel art que é esse game. Não digo que explora ao máximo o potencial do Mega Drive, até por que os jogos que exploram ao máximo o potencial dos videogames, geralmente também mostram as falhas destes. Não é o caso. O grafismo desse jogo é perfeito, sublime, fantástico, embasbacante. A Nextech realmente fez um ótimo trabalho, provavelmente tinham ótimos character design e level design com eles. Tudo muito criativo.

600full-soleil--slash--slash--crusader-of-centy-screenshot Pena que o som não acompanha. Não que seja ruim. Toda a sonoridade é muito ‘articiosa’ também. Os efeitos sonoros e as trilhas realmente são arrebatadores. O problema está na repetição infindável das trilhas. Isso depõe contra a sonoridade de um jogo que, do contrário seria perfeito.

Por que a jogabilidade, ah, essa sim, brilha, muito! Sabe essas jogabilidades cheias de criatividade, tipo Monster World 4, ou Ristar? Então, MW4 tem como gimmick principal o pepelogo, enquanto o gimmick principal de Ristar é o de agarrar. Mas estou explicando errado. Crusader of Centy tem vários gimmicks funcionais, tá mais pra um Super Mario World nesse sentido. Não estou dizendo que MW4 tenha só o pepelogo, nem que Ristar só tenha o agarramento, só estou comparando ele a esses outros grandes jogos para mostrar o nível da jogabilidade. Jogabilidade típica responsiva de Mega Drive, muito bem calibrada. Jogar esse jogo é muito divertido, intuitivo e DIVERTIDO! (A repetição da palavra divertido deve ser levada em consideração para o quanto a jogabilidade é divertida)

ragnacenty-05

Por fim, mas não menos importante a história. Eu sei, eu sei, eu não posso falar dela, já que não terminei o jogo (eu parei naquele lugar de gelo) mas até onde eu vi ela estava muito intrigante. Não vou falar mais nada, por que eu não sei se toda essa ‘intrigação’ acaba valendo a pena no final, quando as respostas devem ser dadas.

E é isso, mais um grande jogo que indico aqui no blog. Então compre o cartucho (ou emule) e vá jogar logo!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

