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Great War: Mega Drive versus Super Nintendo – Quem vence? 11 11America/Bahia fevereiro 11America/Bahia 2011

Posted by bluepasj in DUALIDADE, dym.
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Sem tomar nenhum lado. Até porque eu mesmo acho que o resultado daquela guerra foi um retumbante empate. Ambos os consoles tem seus pontos fracos e seus pontos fortes. O Super Nintendo vendeu mais? Vendeu. Mas isso tem lá seus motivos. A Sega vendeu muito? Também. E isso, sim, é uma coisa surpreendente. Particularmente, é óbvia a MINHA opinião pessoal de que o Mega é superior ao Snes. Entretanto, eu tenho que admitir que, não fossem meus gostos pessoais, eu acharia os dois em pé de igualdade. Gostos pessoais interferem por um simples motivo. E não são memórias infantis atreladas às memórias dos videogames, não. Muita gente crê nisso. Já eu sou da crença de que gostos pessoais interferem no que cada um pensa sobre cada um desses dois consoles simplesmente porque eles são dois consoles completamente diferentes. Iguais no fato de serem videogames de 16-bits, da mesma geração, com gráficos em 2D finalmente avançados. Mas eles são diferentes por atingirem públicos diferentes, porque cada um teve sua abordagem. Nas propagandas e imagem geral pública, a Nintendo era uma empresa para a família, e isso incluía sempre crianças. E a Sega era a rebelde.

Digo que a Sega ter vendido em torno de 20 milhões de Mega Drives é surpreendente porque a Nintendo tinha, nos EUA, por exemplo, tinha 98% do mercado na era Master System. Isso dá uma mostra da dominação de mercado que a Big N tinha naquele momento. Fora o impacto de Super Mario Bros., que mudou tudo sobre games e trouxe ainda mais prestígio pra Nintendo. Isso, aliado ao fato de que nunca saiu nenhum jogo ruim de Mario. Logo, a Sega ter conseguido quebrar essa hegemonia é digno de nota. Ainda mais quando a Nintendo fazia acordos de exclusividade com as empresas 3rd parties (umas importantes como Square e Capcom). E é claro que, sendo a Nintendo a potência que era, nenhuma empresa gostaria de nunca fazer nenhum jogo para o Snes, que era o que aconteceria caso não aceitassem o acordo. A Sega sempre foi uma empresa com uma administração estranha, com uma rixa interminável entre sua parte americana e sua parte japonesa. E piorando essa situação, na época do Mega Drive, a Sega contratou um gênio chamado Tom Kalinske na Sega americana, que fez ela dar certo e superar em muito a japonesa, o que aumentou ainda mais a rixa entre as duas partes, por causa do ciúme. Talvez por isso o MD nunca tenha dado tão certo no Japão, seu país de origem.

Marketing


A Sega teve um marketing agressivo, atacando, de certa maneira, a Nintendo. Por exemplo, a campanha Genesis Does dizia que a Nintendo simplesmente”não podia fazer”. E, apesar disso, a Nintendo, a partir de sua solidez por ser uma empresa de sucesso a muito mais tempo, era bem mais incisiva. Tinha várias revistas marketerias da Nintendo (ou compradas por ela, de certa maneira). Teve até aquele ‘filme-propaganda’, O Gênio do Videogame (The Wizard), “clássico” da Sessão da Tarde.

Gráficos


Esse é um tópico extremamente polêmico. Mas eu digo, sem dó nem piedade, que ambos tem suas falhas e seus méritos.

Sega-16: Como um artista, o que você pensa do hardware do Genesis? E como se compara ao do Snes?

Jools Watsham (da Iguana games): Muitos dos títulos que desenvolvemos na Iguana foram para ambos, Genesis e Snes, o que significa que nós sempre tínhamos que lutar com as habilidades gráficas diferentes. O Genesis tinha uma resolução de tela maior, e também podia jogar mais sprites pela tela sem slowdown. Mas, ele tinha uma muito menor profundidade de paleta que o Snes. A resolução de tela do Snes era consideravelmente menor que a do Genesis, mas sua profundidade de paleta era muito maior, o que permitia cores mais ricas e gradientes mais suaves. De qualquer maneira, eu lembro que sempre que queríamos o gradiente mais suave no Genesis, nós usávamos azuis. Os azuis no Genesis se juntavam muito melhor que qualquer outra cor, por alguma razão.

O Mega Drive tinha uma paleta de cores muito reduzida, e um processador muito veloz. O Super Nintendo tinha uma paleta de cores enormes e o chip Mode7, que permitia efeitos especiais com facilidade. Mas vendo a qualidade dos jogos de MD, eu chego a me perguntar se uma paleta de cores tão exagerada quanto a do Snes era realmente necessária ou foi feita assim só como mais um ponto de marketing. Porque, sinceramente, em cores, não há tanta diferença assim. Eu duvido de que mais de 50% daquelas cores todas chegou a ser usado. Ainda mais com o processador tão lento. O que parece é que, devido ao processador (o principal em uma máquina), todas as outras especificações do Snes ficaram só nos papéis. O Snes não parecia ser capaz de processar tantas coisas assim, enquanto o MD tinha várias coisas na tela ao mesmo tempo. Os efeitos de Mode7 eram modernos na época, mas só isso. Bonitos, esteticamente falando, eles não eram. Mas não eram mesmo. Serviam só como exibicionismo de tecnologia. Numa análise técnica, o processador é a parte mais importante. E se o processador de Super Nintendo não era tão veloz, como ele seria capaz de mexer com tantos recursos que o console tinha. Me parece óbvio que a maioria do que o Snes podia fazer ficou subutilizado. Provavelmente, o verdadeiro poder gráfico do Snes só foi visto nos jogos com chips especiais (vide Yoshi’s Island). No Mega, além de ter várias coisas na tela, por software era possível fazer os efeitos de Mode7. No Snes, o processador atrapalhava tudo e criava slowdowns às vezes. No Mega a paleta só prejudicava os gráficos. E até que o ajuste de contraste e os truques usados para burlar a paleta deixavam os jogos com cores mais vivas. E o Snes tinha uma resolução de tela menor. Fora que a imagem produzida pelo Snes era quadrada, e a do Mega era retangluar. Então, como qualquer TV é retangular, os jogos do Snes eram esticados. Claro, eles eram feitos pra ficar normais quando esticados, mas não é a mesma coisa. As cores perdiam vivacidade e o jogador perdia campo de visão no processo. Então, mesmo o Snes tendo saído mais tarde que o Mega, ele não foi totalmente superior a ele, como era de se esperar. Provavelmente a Big N gastou tudo com paleta e mode7 e tinha que economizar em alguma coisa. Ela deve ter achado que um processador mais lento não iria atrapalhar, já que ela não queria mesmo fazer ação frenética, mas ponderação e inteligência. Só que a Sega foi esperta e usou isso a seu favor. E não, eu não vou dar um vencedor. Vou só fazer análise e deixar pra lá. Hahaha

Sonoridade

Chip de som do Mega… da Yamaha!

Ambos tem uma qualidade sonora boa de músicas. Mas o Mega não produz bons FX, efeitos. Tipo vozes, sons ambientes, etc. Sinceramente, é uma coisa duvidável isso, já que há bons efeitos sonoros, como pode ser visto nesse vídeo. Mas é indiscutível a qualidade sonora do Snes nesse aspecto, tendo até jogos com músicas cantadas e vozes (embora esses usem chips especiais). Agora toda a sonoridade do Snes tem um aspecto abafado estranho. Provavelmente porque havia muitos efeitos especiais sonoros que os produtores usavam para suavizar o som (reverb, p.ex.) e exageravam demais por exibicionismo e o som ficava assim. Então pra concluir, os sons do Mega eram superiores aos do Snes. Não os FX, certamente, mas as músicas. Tem muito mais batidas ao mesmo tempo do que qualquer jogo de Snes. E mais variedade também, enquanto nos jogos do Super Nintendo, se repetem muito os estilos musicais.

Polígonos


Que só podem ser relativamente bem feitos por meio de chips especiais, nos dois consoles. Super FX no Snes e SVP-Sega Virtua Processor no Mega. Que criaram Star Fox e Virtua Racing, respectivamente. E, talvez pelo processador veloz, o chip do Mega é mais poderoso, logo Virtua Racing é tecnicamente superior. Só que eu não vejo graça nos jogos 3D feitos nessa época. Ambos são muito primitivos e tem uma jogabilidade travada e cores lavadas. Não tem graça.

Chips Especiais


Os quais o Sfamicon foi cheio deles. Se ele era tão poderoso, porque quase todo cart tinha um desses? Isso obviamente aumentava o preço de cada um dos cartuchos. E muito do que era feito por intermédio deles, o Mega fazia por si só. Só pra ter uma ideia, o único jogo de Mega que usa um chip especial é o Virtua Racing mesmo. Ou seja, todas as coisas vistas em Gunstar Heroes e Castlevania Bloodlines, por exemplo, foram feitas pelo console, sem uso de chip ou mode7. E os efeitos do Mega ficavam melhores, menos pixelizados. Olhe, por exemplo, como as coisas às vezes ficam cheias de pixels estourados aparecendo em Yoshi’s Island e como isso acontece bem menos no Misadventures of Flink. E sem esses defeitos gráficos, acaba ficando esteticamente muito melhor.

Conversões


Essa é uma categoria extremamente desnecessária, assunto de todas as guerras de Mega VS. Snes. Desnecessária porque o que determina a qualidade de uma conversão de arcade ou PC ou mesmo de um videogame para outro é o trabalho dos programadores. Às vezes um videogame poderia fazer um game melhor do que saiu nele, às vezes os produtores surpreendem positivamente. Depende só da boa utilização dos recursos do console. Só que as músicas sempre ficavam melhores no Mega.

Tamanho

Por algum motivo para mim desconhecido, o Mega não tem nenhum jogo grande como o Snes tem. Quer dizer, até o Phantasy Star, um RPG, é menor do que o esperado de um jogo desse tipo. Minha hipótese é a de que o Mega tinha algum problema com processamento de jogos grandes em duração.

Design

Mais uma pequena análise desnecessária, completamente supérflua, mas saudável à completude. O formato dos videogames. O Snes parecia uma simples caixa branca, enquanto o primeiro Mega tinha um formato mais arrojado, complexo e compacto. Já o segundo e arredondado Snes tinha uma aparência que finalmente rivaliza o Mega.

Joystick


Pra mim é indiscutível que o joystick do Mega é MUITO  superior ao do Snes. É praticamente perfeito. Pra começar, não tem as teclas de ombro difíceis de usar. Depois tem seis teclas no local mais convencional. Além disso, tem um botão D inteiriço circular, de oito direções fáceis. A tecla direcional perfeita. E um ergonômico formato bumerangue. Enquanto no Snes tínhamos uma tecla D quadrada e seccionada que machucava os dedos e teclas de ombro num controle fino, que tornava seu uso uma tortura. Além do mais, a cor preta suja menos. Mas isso é irrelevante.

Jogabilidade

Processador do Mega

Sim. Há diferenças na jogabilidade dos dois consoles. E essas diferenças permitiram que tantos jogos com jogabilidade acelerada e bem executada saíssem para o Genesis (isso sem falar nos de esporte). O processador mais rápido do Mega permitia uma jogabilidade mais calibrada. Mas isso é tão imperceptível que nem vale contar. Exceto pelo fato de os jogos de ação sempre serem melhores e mais cheios de ação no Mega, com o Snes tendo maior qualidade nos jogos de aventura mais lentos como Mario.

Biblioteca


Bom. O Mega fez sucesso nos EUA por seus inúmeros jogos de esporte, um gênero muito popular no país do Tio Sam. E pelos jogos da EA, exclusivos do Mega (e que só poderiam ser feitos nele, vide que o Snes tem James Pond e BOB, também da EA). Mas ele também tem bons RPGs e o Sonic. Já o Snes é claramente superior em RPGs (embora muitos deles não tenham identidade própria), ficando muito à frente no Japão, um pouco por isso. Claro que a maioria desses RPGs era da Square, exclusiva por chantagem da N. E RPGs eram o forte do Snes por ser um videogame, para todos os efeitos, lento. Ambos os consoles tem uma penca de platformers. Enfim, a biblioteca de ambos é ótima, com algumas diferenças de gênero que justificam gostar mais de um ou de outro. O Mega, por exemplo, tem jogos como MK e Splatterhouse que geraram um precedente em classificação etária de jogos. O Snes era bem família, nunca que algo como Bonanza Bros. ou mesmo Road Rash apareceria nesse console. O Mega poderia agradar pessoas mais maduras (embora também tenha jogos ‘família’) e o Snes agradava aos gamers mais casuais, jovens e família.

Retrocompatibilidade

Ambos tinham compatibilidade com suas contrapartes de 8-bits, Nes e Master System. No caso do Mega Drive, havia uma chip especial dentro do console pra isso. E alguns games do Mega até mesmo usam esse chip para seu proveito. Nada de mais.

Conclusão

Que não vai ser uma conclusão de verdade, apenas o que pode ser chamado de considerações finais. A Sega fez o Mega dar certo, alimentando ele com todos os gêneros. Ela fez para o Mega games de RPG, luta, aventura, esporte, etc., etc. A EA escolheu o Mega pra ser o console de seus jogos porque só um processador como o Motorola MC 68000 poderia fazer o que ela queria. Aliás, esse não era só um processador veloz, como era de excelente qualidade. Na época ele era usado em alguns computadores e nos árcades da Sega (além do, bem mais poderoso, Neo Geo). Isso permitia ports perfeitos dos arcades da Sega para o grande MD (como Golden Axe). Por outro lado, a Nintendo tinha Shigeru Miyamoto e seu Super Mario World e todo um legado. Além do mais, a Sega meteu os pés pelas mãos com sua administração esquizofrênica e além de tudo decidiu largar o meguinha bem antes do que deveria, deixando o mercado todo para o Snes por um bom tempo(mais sobre isso aqui). Ainda assim, o Mega tem muitos pontos fortes que o Snes não tem, como violência, jogabilidade levemente melhor, jogos mais rápidos, a não necessidade de chips em todo cartucho e apoio de empresas como EA, Namco e Capcom (que burlou o acordo com a Nintendo pra produzir pro Mega). Ambos consoles de sucesso indiscutível. E ambos muito bons, no mesmo patamar.

…EA…………………………………….Sonic 2, o jogo mais vendido do Mega…

Essa é a minha análise. E a sua opinião?

Update.

PRÓS E CONTRAS

Mega Drive

+Efeitos por software mais avançados

+Maior resolução

+Melhores Músicas

+Jogabilidade mais fluída devido ao processador mais veloz

+Mais sprites na tela

+Tecla D perfeita

+Formato do joystick

Baixo número de cores (paleta reduzida)

Baixa qualidade nas vozes

Snes

+Mode7 para efeitos especiais

+Grande paleta de cores

+Boas vozes

+Teclas de ombro no joystick

Menor campo de visão

Músicas abafadas

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Comentários»

1. PGC - 14 14America/Bahia fevereiro 14America/Bahia 2011

Cara, você esta fazendo posts cada vez melhores!

Você disse tudo, e um detalhe que eu acho e que boa parte da fama que o Mega ganhou no som vem por cortes de memória.
O Som do Snes não era melhor que do Mega, mas era mais adaptado pra época pois usava um sistema de compactação onde se podia gravar mais informação e por conseqüência tinha mais qualidade na digitalização, por isso era comum telas de loading no Snes, mas como você disse tinha um porem, na maioria das digitalizações o som era abafado.

Já o Mega não tinha esse sistema de compactação o que acabava gastando bastante memória no cartucho para digitalizar um mesmo “Shoryuken” do Snes, por isso a rouquidão em algumas adaptações de vozes, para manter todos os personagens originais e cenários sem cortes.
Mas quando essa economia de som não era feita a qualidade de som do Mega era equivalente ao atual CD, vide as vozes de Strider 2, Vectorman, Comix Zone, etc, límpidas e perfeitas assim como as faixas de musicas de Street of Rage 2, Sonic 3, Sonic 2 , bla, bla.
Obviamente sempre preferi o Mega pela qualidade e criatividade, mas me diverti muito no Snes jogando Star Fox, e Metroid.

Um exemplo nítido da superioridade do Mega e o jogo Duke Nukem, uma adaptação Brasuca da versão PC, o detalhe e que o jogo não usa chip algum, somente o hardware do Mega, e o jogo e bem superior ao similar Doom do Snes que usa recurso extra pra ser possível, no caso o aliado do fraco processador Snes, o famoso FX.

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bluepasj - 14 14America/Bahia fevereiro 14America/Bahia 2011

Pois é. A Tec Toy bem que podia se tornar uma desenvolvedora de jogos brasileira, né? Fazendo seus jogos próprios… seria legal.

Interessantes suas informações sobre o chip sonoro dos 2.

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PGC - 15 15America/Bahia fevereiro 15America/Bahia 2011

Essa informação encontrei em um fórum a muito tempo, nem sei mais onde foi, rsrs

Mas outro coisa que o fãs de Snes diziam era que o console poderia trabalhar com cartuchos de ate 100Mb Oo, e que o Mega chegava no Maximo a 32Mb por limitação de hardware.
Eu nunca vi um cartucho de Snes com essa memória toda, não acho que sairia barato tanta informação em um chip, e a possível limitação do Mega se mostrou falsa agora com o lançamento do jogo Pier Solar 2009 que tem 64Mb de cartucho, ou seja, os cartuchos não eram maiores na época por questões de preço.

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bluepasj - 15 15America/Bahia fevereiro 15America/Bahia 2011

Isso mesmo. Sério que falavam isso dos cartuchos do Snes?! O.o

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PGC - 23 23America/Bahia fevereiro 23America/Bahia 2011

Falavam, inclusive la no forum acho que alguem soltou essa perola.

Na verdade não existe essa limitação e sim de uma preocupação de não fazer um cartucho muito caro na epoca ja que armazenar em chip e beeem mai caro que o CD.

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Paulo Junior - 23 23America/Bahia fevereiro 23America/Bahia 2011

Verdade.

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2. Eduardo Henrique - 11 11America/Bahia agosto 11America/Bahia 2011

Fãboy é complicado! Cada videogame tem suas propriedades! E comparar jogos diferentes de consoles diferentes é piada né? Ficaria muito mais justa a comparação Snes Vs MD, se tivessem colocado jogos iguais que sairam para consoles diferentes como por exemplo:

Rock N’ Roll Racing – Snes Vs. Rock N’ Roll Racing – Mega Drive.

Ou: Top Gear 2 – Snes Vs. Top Gear 2 – Mega Drive.

Façam uma análise entre estes jogos no requisito: Qualidade Gráfica e Qualidade Sonora! Aí sim, a comparação é válida!

Neste post, só vi mais pontos positivos apenas para o Mega Drive! Isso me fez ressaltar que quem postou a matéria é um Fã acirrado do Mega Drive!

Como eu falei, cada console tem suas particularidades! No Snes tem ótimos jogos, como no Mega Drive também tem! No Snes tem jogos ruins como no Mega Drive também tem! E é assim que sempre funcionou! Isso se chama Competição e Concorrência!

Se a Sega era tão superior à Nintendo, porque que o Sega DreamCast ficou esquecido e abandonado? Era um Phuta videogame na sua época, mas perdeu posto para o Nintendo Game Cube e Sony Playstation 2.

A Sega tinha tudo pra dar certo e hoje era para ela está disputando aí com as rivais Sony, Nintendo e Microsoft!

Ia ser lindo de se ver nas lojas: PS3,XBox 360, Wii e por Exemplo um DreamCast 2 ou 3 sétima geração!

Mas a Sega não soube administrar seu posto! Hoje é uma empresa que para não perder mercado, agora fabrica jogos para as suas ex-rivais do passado!

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bluepasj - 11 11America/Bahia agosto 11America/Bahia 2011

Na minha visão, eu não puxei pra lado nenhum no meu post. Falei mais sobre o Mega Drive porque esse é um blog sobre Mega Drive.

Agora eu acho extremamente bobo (como eu falei no post na parte das Conversões) comparar jogos que saíram para os dois consoles, vide que se saiu melhor em um do que no outro, não é necessariamente por falta de possibilidade e sim porque a empresa que converteu o jogo não soube aproveitar as qualidades do console (como p.ex. o que fizeram com Samurai Shodown, que podia ter uma versão bem melhor no Snes do que teve; e Top Gear 2 que não aproveitou tudo o que o Mega oferece e poderia ter sido bem melhor).

É melhor comparar os jogos que tiraram o máximo de cada console, não?

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bluepasj - 14 14America/Bahia agosto 14America/Bahia 2011

E se vc quer comparações tem nesse tópico https://drivemega.wordpress.com/2011/02/10/515/ embora eu ache elas injustas e já expliquei pq.

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3. Diego - 1 01America/Bahia outubro 01America/Bahia 2011

Há um blog que trabalha para este fim, comparar analisando aspéctos técnicos. http://megadriveesupernintendo.blogspot.com

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bluepasj - 2 02America/Bahia outubro 02America/Bahia 2011

Muito legal, não sabia disso.

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4. Elvis - 30 30America/Bahia junho 30America/Bahia 2012

Tá na cara que o post foi feito por um fã de Mega Drive… Muitos jogos de SNES eram bem fluidos e ao mesmo tempo com vário sprites na tela, como Contra 3 e TMNT 4. E vc disse que o controle do snes é ruim pq não tem um formato bumerangue, direcional quadrado e seccionado, botões de ombros é ruim de usar, bom… então o controle de PlayStation é um verdadiro lixo! Fanboys são complicados… -.-“

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PGC - 7 07America/Bahia agosto 07America/Bahia 2012

A sim seu post foi de parcialidade zero, fanboys somos nos , os Nintendistas que ja ate falaram no começo dessa geração que Wii era melhor que X-Box e que são os caras imparciais donos da verdade.

A Nintendo nunca teve o melhor console da geração , e isso é histórico visível e incontestável.

Um video game de 1991 que consegue perder pra outro que tem um hardware de 1988 ja diz tudo sobre essa mentira chamada Nintendo.

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