jump to navigation

Como se deu o fim do Mega Drive 5 de fevereiro de 2011

Posted by bluepasj in CURIOSIDADES, dym, GENESISTÓRIAS.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Muitas pessoas se surpreendem com o fato de o Mega Drive/Genesis ter terminado seu ciclo de vida em baixa. Eu não. Me surpreendo muito mais com o fim do Dreamcast (alguém pode me explicar esse?) do que com o do Mega.

Pra começar, o ciclo de vida de um console costumava ser de 5 anos, então o Mega já estava bem velhinho. Foi lançado em 1988/1990 e esteve por muito tempo em 1º lugar em muitos lugares, principalmente devido a Sonic, o ouriço.

Sega Mega DriveNintendistas costumam dar mérito a Donkey Kong Country pela gif8queda do Meguinha. Mas DKC é só um dos inúmeros games de qualidade lançado tanto para o Snes quanto para o Mega naquele ano. E o que de fato ajudou a Nintendo foram os acordos de exclusividade que ela obrigou empresas importantes como Capcom e Square a assinarem para poder fazer jogos para o Snes. Claro que, como a Nintendo era bem mais tradicional no mercado de games e tinha o poderoso Mario, nenhuma outra empresa iria negar.

md-virtua-coverO fato é que a Sega praticamente sozinha mantinha o Mega Drive (ainda faço um post sobre isso). Só que ela meteu os pés pelas mãos. Tudo começou com o cartucho Virtua Racing, o jogo de corrida port de arcade, que usava o chip gráfico SVP (Sega Virtua Processor) para criar imagens poligonais. Mas o cartucho ficou muito caro por causa disso. Então o que a Sega faz? Decide lançar um SVP separado como um acessório, para que o consumidor só precisasse pagar pelo chip uma vez. Esse é o 32X. Mas a ambição falou mais alto e eles fizeram do 32X uma coisa muito mais robusta, praticamente um novo videogame. Essa robustez toda cobrou um preço e o 32X era muito caro.

32x_2

Para complementar as mancadas da Sega, a parte japonesa e a americana ficaram incumbidas de fazer, cada uma, sua versão do videogame que substituiria o Mega. Daí, nasceram Sega Saturn e Sega Cd, porque mesmo um dos dois projetos sendo escolhido, o outro não foi descontinuado. Falha de comunicação entre os dois lados da Sega.

Sega-CD-model-2

cd 32xDisso resultou que, no fim de vida do Mega Drive, a Sega estava suportando Saturn, Game Gear, Mega Drive, Arcades, Sega-CD, 32X e até ainda o Master System em certos lugares. Como era ela que praticamente fazia tudo do Mega, foi facílimo pra Nintendo tomar a dianteira. Pior que a Sega, com tantos videogames, nem era capaz de atrair produtoras 3rd party suficientes para tudo isso. Porque a credibilidade dela estava abalada.

Sem um rumo definido, sem saber no que se focar, nem o SCD, nem o 32X tiveram atenção. Pouco depois disso, a Sega se voltou completamente para o Saturn. Que era outro erro.

Não tinha como saber que a próxima geração teria como foco os gráficos poligonais e 3D. foi a entrada da Sony no mercado de games que gerou isso. E, de última hora, o Saturn, antes feito para jogos 2D apenas, foi porcamente transformado em uma máquina 3D. mas o 3D do Saturn definitivamente não era bom. Mas o foco desse blog é outro.

Então, Donkey Kong Country foi uma série importante porque, a partir de uma ideia simplérrima, fez parecer que o que o Mega precisava de vários add-ons para fazer, o Snes fazia sem nada. Nem é verdade. Tanto é que a maioria dos games de Snes que são surpreendentes tem algum chip especial. Nenhum game de Mega tem algum chip especial (só o Virtua Racing). Assim acho que fica fácil entender que a queda do Mega não foi culpa dele, mas exclusivamente da Sega. Nem sei como depois ela conseguiu lançar um videogame tão bom como o DC. E antes de toda essa bagunça parafernalhosa da Sega, o Mega estava indo muito bem obrigado. Prova é que os últimos games lançados para o Mega foram simplesmente fantásticos!

Bom, mas mesmo assim, até hoje é um videogame respeitado e preferido de muitos.

Anúncios

Comentários»

1. PGC - 8 de fevereiro de 2011

Exatamente, a Sega começou a dançar quando cuspiu no prato que comeu, na verdade o prato era o Mega. largou mão do console no auge num ato de soberba como quem diz, se fizemos esse sucesso todo no 16bits podemos repetir no 32Bits já que o 3DO não metia medo em ninguém, a frustração dos fãs do console foi de mais, enquanto a concorrência continuava dando suporte com novos jogos a sega já não queria mais o Mega filho mais velho, agora so tinha olhos pro casula Saturn que não foi tão eficiente.

Mas a segura Sega mantinha na mira e sobre controle somente a Nintendo, centralizando sua visão em um so inimigo o que e fatal em uma “guerra”, ignorando sua visão periférica a Sega não percebeu a aproximação de um inimigo mais forte de nome Sony que nem e preciso dizer que mudou a historia dos games,e a principal responsável por ter tornado a Sega obsoleta nos jogos “BadBoy” já que o papel de “Light” continuava inabalado nas mãos da Nintendo onde esta ate hoje.
Pode se dizer que a Sega perdeu seu lugar de Bad e tentou disputar o lugar de Light lançando o DC que na minha opnião foi o console mais Nintendo da Sega, hehe.

Curtir

bluepasj - 8 de fevereiro de 2011

Ótima análise a sua! Coisas que eu nem tinha percebido. Realmente o DC é bem mais casual e menos hardcore, também, com tantos jogos arcade, algo que já na época do DC não era mais o que os gamers hardcore queriam.

Realmente a Sega poderia ter ficado com o bom e velho meguinha por um pouco mais de tempo. Vide que o Snes teve uma vida bem mais longa, por exemplo.

Curtir

bluepasj - 9 de fevereiro de 2011

Ah, PGC, sabe que eu li uma entrevista do Tom Kalinske no Sega-16. E, pelo que ele falou lá, tanto o Nintendo 64 quanto o Playstation podiam ter saído pela Sega(!). Porque a empresa que fez o sistema pra Nintendo ofereceu ele pros executivos da Sega americana. E a Sony ofereceu fazer um videogame em parceria com a Sega. Mas a rixinha entre as Segas americanas e japonesas e a invejinha da japonesa pelo sucesso da americana impediram ambas as coisas de acontecer. Se você entende de inglês dá uma lidinha aqui: http://www.sega-16.com/feature_page.php?id=214&title=Interview:%20Tom%20Kalinske

Curtir

2. Luis Fernando de Moraes - 1 de julho de 2011

A sega foi lider do mercado de 16bits até final de 1994 (enquanto investiu em seu console) EUA, Americado do sul, e Europa, e perdia no japão.
O maior erro da Sega foi abandonar o velho e bom mega drive deixando o mercado de 16 bits ainda lucrativo no colo da nintendo a partir do final de 1994.
A sega desenvolveu um chip para turbinar seus jogos, Virtua Racing foi o único game a utiliza-lo, este Chip possuia um enorme potencial inclusive superior aos chips utilizados pelo Super nintendo em star fox, este fator poderia manter o console vivo por muito mais tempo e concorrer com a geração 32 bits da mesma forma que a Nintendo fez com méritos
Também lembro que os maiores lançamentos para o Super Nintendo foram realizados após a Sega praticamente abandonar o mega drive e também utilizam chips que turbinavam seus games
Brigas e divergências dentro da própria empresa fizeram a Sega cometer o seu principal erro estratégico, abandonar o Mega drive e se dedicar aos periféricos 32X e Sega Saturn de forma precose.
O abandono ao Mega Drive representou o marco da decadência da Sega (hoje apenas produtora de jogos).
A prova deste erro são os lançamentos de novos jogos para a plataforma ainda nos dias atuais com relativo sucesso como: Pier Solar, Beggar a Prince, Legend of Wukong, Guitar indol, Need for Sped e Star odyssey prometido ainda para este ano. Pier Solar teve todos as suas unidades produzidas esgotadas logo após o seu lançamento
Hoje estima-se que o mega Drive vendeu mais 42 milhões de unidades até os dias atuais e acabou de ser lançado na França com comandos semelhantes ao Nintendo Wii
Por todos estes fatores, acredito que se Sega não tivesse abandonado o Mega Drive de forma precose, a empresa estaria trilhando por caminhos melhores nos dias atuais.
Foi um erro imperdoável e fatal,
Deixando nós fãs do console a deriva a partir do final 1994

Segue abaixo a lista exclusiva de jogos (lançados apenas para o Mega drive que merecem destaque), Tentei fazer uma lista semelhante com o Super Nes e para minha surpresa o mega drive apesar do pouco investimento a partir de 1994 apresenta uma lista de jogos exclusivos superior, é só comparar

Aladdin- melhor aporte de filmes da era 16bits- possue versão para o Super nintendo mas o game é totalmente diferente

Alien Soldier- gráficos incríveis, grande jogabilidade e super desafio fazem deste game um dos melhores da série 16 bits
Os efeitos gráficos são sensacionais aliando muita ação

Alisia Dragon- grande game, ótimos gráficos e super desafio

Adventures of Batman e Robin- graficos e efeitos sensacionais e o maior desafio de todos os games para mega drive.

Beyond Oasis- excelente game de RPG e ação, graficos excelentes e boa jogabilidade, um dos melhores games da geração 16 bits

Blades- grande game da Eletronic Arts

Batman Sunsoft- grande jogo excelente trilha sonora e um grande efeito mode 7

Kid Chamaleon- inúmeras fases, excelente diversão-horas garantidas

Comix Zone- inovação total, grande game e desafio

Castlevania- melhor game da série, a Konami caprichou

Dynamite Headdy- sensacional game

Ecoo the Dolphin 1, 2 e 3- grande inovação

Escape From Mars Starring Taz- grande jogo

Ex-ranza- gráficos bons e inovação na jogabilidade

Eliminate Down- grande jogo de nave uns dos melhores da geração junto com gaiares e thunder force 4

Eternal Champions- bom jogo de luta, mas a dificuldade em realizar os golpes atrapalhou o seu sucesso

Gaiares- um dos melhores games de naves shots

Gargoyles- poucos conhecem mas é um dos melhores jogos lançados para o mega

Generation Lost- grande jogo vale a pena conferir, um dos melhores games da geração 16 bits muito bem feito

Gley lancer- grande game de nave

Golden Axe 1, 2, 3- clássicos que não podem ficar de fora

Gunstar Heroes- não me lembro de ver um jogo do super nintendo deste nível aliando gráficos e ação

The imortal

Jewel Master- bom jogo

landstalker- bom rpg game

Light crusader- grande rpg game

Mazin saga- bom jogo

Mc Donald´s treasure land Adventure excelente game

Michael Jackson´Moonwalker- bom game

Mickey Mouse- Casthe of Ilusions, Fantasia e World of Ilusion- gráficos incríveis

Misaadventures of Flink- grandes e maravilhosos gráficos, um dos melhores da geração 16 bits

Mutant league Football- melhor jogo de futebol americano 16 bits

Phantasy Star 1,2,3 e 4- grandes rpgs games

Pulseman- grande game, bons gráficos, grande diversão e inovações

Punisher- bom jogo de luta

Quack Shot Starring Donald Ducks- excelentes gráficos boa diversão

Revenge of Shinobi- grande clássico excelentes músicas

Ristar- excelentes gráficos e desafio- grande inovação

Road Rash 1,2,3- melhores games de motos corridas do 16 bits

Shadow Dancer- grande game clássico

saturday Night Slam Master- grande jogo de luta

Shining Force 1,2- bons clássicos Rpgs games

Shinobi 3- o melhor da série e para mim um dos melhores games de ação dos 16bits

Solegil- grande rpg game

Sonic 1, 2, 3 e Knuckles- grandes games sucesso garantido

Splatter House 2,3- grandes games de terror

Spot goes to hollywood- grande 3d game

Streets of Rage 1,2,3 -sem comentários as melhore músicas dos 16bits estão aqui

Strider 1 e 2- grandes games. Sendo strider 2 apresenta vozes digitalizadas incríveis

Super monaco grand prix- um dos melhores games de corrida dos 16bits

Taz Mania- grande jogo

Thunder Force 4 – inovação total grande jogo

Toejam & Earl 1,2- inovação grandes jogos

Tunshi tiand 3- grande gráficos jogo chines rpg games

Vectorman 1,2- inovação nos gráficos

Virtua Racing- melhor emulador de corrida 16bits

Wonderboy 3 monster world 3- grande game

Wonderboy monster world 4- um dos melhores games do mega drive pouco falado…….

X-men 1,2 – grandes games

X-perts- imagens digitalizadas incríveis

YU Yu Hakusho– grande game de luta

Havoc- grande game de aventura

Super monaco Gp 2- ao lado de virtua racing o melhor emulador de corrida (16bits)

Chuc rock 2- bom game de aventura

Greatest Heavyweights- melhor game de boxe 16 bits

Legend of galahad- bom jogo

Sub-terrania- bom jogo

The Lost World Jurassic Park- game com 32 megas de memória vale a pena conferir(muito pouco conhecido)

Toki- game divertido

Trouble Shooter 1 e 2 – bons games

Worl Heroes- melhor versão reprogramado pela Sega

hear of the alien- já comentado nesta edição

Pier solar- Rpg com 64 megas de memoria

Barver Battle- ótimo RPG

Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: