jump to navigation

Jogando Mega Drive no PC 29 de janeiro de 2011

Posted by bluepasj in dym, EMULAÇÃO, GENESISTÓRIAS.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback
melhor emulador de mega drive

Tela Inicial do Fusion

Emulação é o nome dessa técnica. Certo, certo, eu sei, emulação não é uma coisa muito legalizada… mas pelo menos permite-nos conhecer os games que sempre quisemos mas nunca tivemos a chance. Por quê nunca tivemos a chance? Ah, por vários motivos. Víamos os jogos nas revistas antigas de games, morríamos de vontade de jogar, planejávamos um dia comprar aquele jogo. Mas dependíamos das nossas mães para comprar, ou de ir a uma cidade maior onde tivesse uma loja que ainda tivesse uma quantidade grande de cartuchos…etc., etc. O fato é que, ninguém pode ter todos os videogames existentes, então eu creio que alguns tem que ser emulados. Até mesmo porque videogames como o Mega são tão antigos. Nem eu acredito que a Sega ainda ganhe hoje em dia algum dinheiro com ele e seus jogos. E só um ingênuo compraria um Mega Drive da Tec Toy que custa o mesmo que um Play2.  Mas vamos ao TUTORIAL.

  • Baixe o emulador (o programa que roda os jogos, como se fosse o mega drive, ou transformasse o seu PC num). Ele pode ser baixado aqui.

Emulador Kega Fusion Ou, indo direto ao site: http://www.eidolons-inn.net/tiki-index.php?page=Kega

  • Descompacte o arquivo (é necessário ter o programa Winzip ou Winrar. Ambos podem ser baixados no site Baixaki). Se não estiver em uma pasta já, crie uma onde quiser descompactar e arraste os arquivos pra lá.
  • Abra a pasta e clique no ícone executável (o K). Clique em Options –> Set Config. Clique na aba Controllers. Lá há duas opções: Port 1 e Port 2. Que são para dois controles e dois jogadores. Vamos configurar o player 1.

Clique na setinha pra baixo na primeira caixinha de port 1 e selecione 6Btn Pad (pra emular um controle de seis botões, o melhor). Na segunda caixinha, você escolhe o seu joystick (se você tiver), ou Keyboard, para jogar no teclado. Então você clica em Define. Note láááá embaixo, logo acima de Ok e Cancelar. Apareceu Press the Key to Use for Up. Up significa pra cima. Aperte a tecla que quer usar para ser pra cima. Depois vem toda a sequencia de teclas. Que são: Up – Cima; Down – Baixo; Left – Esquerda; Right – direita. Depois as teclas correspondentes a A, B, C, Start, X, Y, Z, Mode no controle do Mega Drive. Depois de terminar, é só clicar em Ok e pronto. Configurado.

  • Baixe a ROM, que é o arquivo do jogo. É como se fosse o cartucho pra jogar. Cada ROM é um jogo, claro. Há vários sites na net onde se pode baixar elas. Eis alguns:

EmulaBR, Romnation, CoolRom, EmuParadise, Emucation, RomWorldRomHustler

  • Descompacte a ROM (usando Winzip/WinRAR). Apesar de que isso é desnecessário. o Kega Fusion lê ROMs compactadas.
  • Dentro da pasta do emulador, se não tiver uma pasta com o nome de ROMS, crie uma. Pode até se chamar jogos ou whatever, o que importa é o lugar para colocar os jogos. Pode ser até a mesma pasta do emulador. Só crie uma pasta. Por motivo de organização. E coloque a(s) ROM(s) lá.
  • Execute o Kega. Clique em File, depois em Load Genesis/32X ROM. Navegue até a pasta onde você pôs as ROMs e clique duas vezes para executar o jogo. Pronto. Funcional. Du caráio, véi!
  • Para colocar o emulador em tela cheia, vá em Video –> Full Screen; ou aperte Esc; ou aperte Alt + Enter. Para sair da tela cheia, é o mesmo método.

Em emulação, você pode salvar os jogos onde quiser. São os chamados save states. Você só tem que tomar cuidado para não salvar quando estiver morrendo. Claro, modos de salvamento normais de jogos que tem também funcionam. Mas os States ajudam e muito! Indo em File –> Change State Slot, você verá uma numeração de 1 a 9. São como os blocos de um memory card. Você pode ter até 9 saves diferentes de um mesmo jogo. ATENÇÃO: o save de um jogo não sobrepõe-se ao de outro. Pode salvar todos os seus jogos no slot 1 sem medo. Para salvar é só ir em File — Save State. Para carregar é só ir em File –> Load State. Ou usar os atalhos. F5 salva e F8 carrega. F7 muda de slot. Ah, se não estiver dando certo, vai em Options –> Set Config, aba Genesis clica nos Browses e salva em todos a pasta do Fusion. É isso. DICA: As TVs antigas (de tubo) tinham uma resolução menor que as de hoje e sem querer embaçavam um pouco as imagens. Logo, as empresas de games da época se aproveitaram disso, criando um efeito chamado color dithering. Eles colocavam xadrezes de cores que, nas TVs “borradas” da época, s misturavam, gerando transparências. No emulador, para ter esse efeito, vá na aba Mode e marque um dos TV Modes(O TV Mode CVBS simula um Mega ligado a uma TV por cabo A/V). Ou escolha o Render Plugin (abaixo falo disso) MD NTSC blargg. EXTRA: Existe uma maneira simples e interessante de melhorar os gráficos dos jogos até ficando superiores aos do videogame original. Não é muito, mas já é alguma coisa. São os Render Plugins, ou plugins renderizadores. Alguns deles podem ser baixados aqui. Coloque eles numa pasta chamada Plugins dentro da pasta do emulador. ATENÇÃO, a pasta tem que se chamar plugins. Se ela não existir, crie. Depois disso, é só executar o Kega e, dentro do menu Video, existe a opção Render Plugin, é só escolher um da lista (pode ser durante a jogatina) e ver a diferença. E escolher o que melhor lhe aprouver. Só não funciona em conjunto com o TV Mode. Ou você escolhe um plugin ou coloca TV Mode. Não os dois. Extra 2: Caso você mude o emulador de lugar, pode acontecer um erro. Nesse caso, tente executá-lo, ir até Option –> Set Config, aba Genesis, vai clicando em Browse, selecionando a pasta do emulador e clicando em salvar. Bom, é isso. Fim. Boa jogatina pra vcs! P.S.s: Em File tem a opção Save Screenshot, para salvar uma foto do jogo. Em Video, tem a opção (a última) Log AVI File, para gravar a sua jogatina. É só escolher onde salvar, um nome e começar. Depois, para parar a agravação, é só ir ao mesmo lugar. Ah, e se não der certo, entre na pasta do emulador Fusion, vá na pasta Video Codec, entre nela, clique com o botão direito no arquivo INI (que tem uma engrenagem nele) e clique em Instalar.

Sonic 3 & Knuckles working on emulator Kega Fusion

Funcional!

Ou você pode tentar ir nesse site. http://www.playsega.co.uk/ Ou nesse: http://www.consoleclassix.com Tem ainda esse gratuito no internet archive: https://archive.org/details/sega_genesis_library Ah, os downloads também podem ser feitos na página de download aqui do blog: DYM-downloads E já há uma versão traduzida para PT-BR do Fusion aqui. P.S.³:  Em algumas ROMs rodadas no emulador vai aparecer uma mensagem “Developed for use only(…)”. Para fazer com essa ROM rode, vá em Options –> Country –> escolha um país diferente, depois reinicie o jogo através de File –> Soft Reset ou do atalho Ctrl+Tab. Lembrando que as ROMs tem que estar em formato Bin, Rar, SMD, Zip, md ou Gen. Pra constar, as roms no formato smc são de (super nintendo/snes/super famicon) e só funcionam no emulador ZSnes. Algumas vezes, também, num pacote Rar vem mais de uma ROM, nesse caso é necessário descompactar apenas uma delas para que o emulador rode. Para descompactar é preciso ter o programa WinRAR.

$(KGrHqR,!l4FBBsGrpJlBRcl+S4w!!~~60_35

Você até mesmo pode comprar um joystick USB da Retrolink igualzinho o do Mega Drive. Ou um adaptador USB para conectar um joystick original (ou pirata) no PC. Você também pode você mesmo fazer essa adaptação.

Anúncios

Comentários»

1. roberto - 16 de maio de 2013

muito bom adorei !!!!!!!

Curtir

2. Murin Miranda - 17 de maio de 2013

bro seguí a tua dica, é muito fixe esse emulador .

Curtir

3. Kega Fusion traduzido para PT-BR | Drive Your Mega - 27 de abril de 2017

[…] Lembrando que eu já fiz uma matéria sobre ele, que pode ser encontrada aqui. […]

Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: