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Sobre a Sega 1 01America/Bahia maio 01America/Bahia 2010

Posted by bluepasj in GENESISTÓRIAS, Sega.
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Símbolo Sega

Seeeegaaaaa

Vou falar nessa entrada de diário, esse post, sobre essa empresa magnífica de games.

Master System

Foi onde a Sega iniciou sua carreira de videogames domésticos. Concorrendo com a poderosa e já estabelecida Nintendo. Mas ez considerável sucesso, com conversões muito boas de seus arcades. After Burner e games da Disney são só alguns dos games clássicos do Master. Além disso, o grande clássico da era 8bits: Phantasy Star. Um RPG muito a frente de seu tempo. Sua personagem principal é feminina e não é sexy, o que já é inovação. Além disso, cada momento do game tem uma coisa se movimentando na tela. Por fim, os labirintos são em 3D, aliás, esses mesmo labirintos foram eleitos o efeito mais incrível dessa era.

Mega Drive

Foi o ápice comercial da Sega. Concorrendo com o Snes, infelizmente mais poderoso que o console da Sega por ser mais novo, ma felizmente com um processador terrívelmente inferior. Nessa época, a era 16bits, a era áurea dos games, a Sega, quase sozinha, redefiniu todos os gêneros e sustentou o Mega Drive, já que a Nintendo obrigava as softhouses a terem exclusividade com ela. Claro que as softhouses aceitavam, afinal a Sega não tinha feito nenhum game como S. Mario Bros. Ainda. A Sega se destacou com RPGs como Phantasy Star e PG estratégicos como Shining Force, games de corrida como Super Monaco GP e Virtua Racing, adventures com Sonic e os originalíssimos Shinobi e Golden Axe, o beat’em up Streets of Rage éo melhor nesse gênero atpe hoje. Quase brilhou coms eu game de luta quase bom Eternal Champions. E muito mais. Games com excesso de originalidade como The Ooze, Comix Zone, Toejm e Earl e Ecco the Dolphin são ponto forte. Além disso, o marketing da Sega nos EUA, valorizando e até exagerando no poder do processador do Mega fez com que ele superasse o Snes por lá. Também, só o Mega era capaz de faze perfeitos sport games, os games da EA, como Mutant League, Skitchin e, claro, Road Rash. Aliás, nessa época a Sega se mostrou uma empresa bem mais adulta do que a concorrência. Não bastasse o Mortal Kombat com sangue e o Splatterhouse iniciando a clássificação etária dos games, no Mega tinha games tipo GTA, fugindo das regras, sendo fora-da-lei. Bonanza Bors, em que você encarnava ladrões, as corridas ilegais de Road Rash e muito além disso. Não bastasse tudo isso, a Sega foi quem fez os melhores games da Disney dessa época, provando que não só sabe fazer games de si, como de outras franquias. Quackshot, Castle e World of Illusion não me deixam mentir. Muito melhores que as adaptações da Disney feitas pela Capcom. Aliás, falando nela, por muito tempo ela teve exclusividade com a Nintendo. E a Sega foi quem conseguiu burlar isso, fazendo ela mesma adaptações de games da Capcom para Mega Drive, como Mega Man Willy Wars. E, apesar disso, a Sega conseguiu atrair outras empresas. A Konami trouxze ao Mega ótimas versões de Castlevania, TMNT, Contra e seu mascote, que no Mega ficou bem melhor, Sparkster. A Rare teve um Battletoads no Mega, e mesmo ela não tendo trabalhado anteriormente no hardware do Mega, ficou um bom game. E a Capcom trouxe Street Fighter. Além, é claro, da Treasure, que pareceu sempre ter se dado melhor com a Sega, pois seus maiores clássicos são do Saturn e do Mega. Ela soube muito bem aproveitar a capacidade do Mega no Gunstar Heroes e no Alien Soldier. Por fim, a Sega ainda fez avanços técnicos consideráveis. Vectorman tinha efeitos de luz-e-sombra nunca antes vistos (comparado com DKC, mas técnicamente muito superior). E Virtua Racing, que tinha um chip especial, o SVP, embasbacou muita gente com seus gráficos e jogabilidade tridimensionais e proposta realista. 32X e Sega CD Os maiores erros da Sega. O Sega surgiu devido a umerro de comunicação entre as Segas do Japão e da América. Ambas deveriam desenvolver, cada uma, um protótipo do novo console da Sega. Aí, depois a Sega escolheu um dos dois, que se tornou o Saturn. Mas a outra não parou o projeto e lançou o SCD. O erro da Sega em ter lançado estes videogames foi que acabaram sendo largados prematuramente, causando disconfiança de que a Sega fosse largar mão de seus consoles que viriam também. Além do mais, eles acabaram concorrendo com o Saturn também. Mas tem bons games tbm.

Saturn

Era para ter sido um videogame apenas 2D, mas a Sega acabou sabendo que a Sony ia fazer o Playstation especificamente para 3D e modificou a estrutura interna do Saturn para fazer games 3D, mas por isso ele ficou muito fraquinho nesse quesito. Entretanto, as melhores conversões de arcades de luta 2D de sua época foram dele. MArvel vs Capcom, Street Fighter Zero 2 e Ultimate Mortal Kombat, além de Dungeons and Dragons que o digam. Fora o super beat’em all Guardian Heroes, q não é conversão. Mas ele tabmém teve ótimas conversões 3D, como o embasbacante Virtua Fighter 2 e o Dead or Alive, melhor nele que no Playstation. Vindo com 4 CS, o RPG Panzer Dragoon Saga foi comparável ao clássico Final Fantasy 7. Shining Force também fez muito sucesso no console. Rayman, Tempo e Astal foram mascotes que brilharam nele. Shooter como Radiant Silvergun, Duke Nukem e House of the Dead fortaleceram o gênero nele. Teve uma versão de Resident Evila. E Deep Fear, que era do mesmo gênero. O apoio da Sega a esse console estava indo bem, com Virtua Fighter, os super games de corrida Daytona, Sega Touring Car e Sega Rally. Os RPG supra-citados. Mas uma coisa faltou a esse console: Sonic. A Sega não lançou nenhum Sonic, seu mascote consolidado. Entretanto um game de corrida do mascote, muito bom por sinal, foi lançado. Sonic R é seu nome. E outro mascote surgiu: Nights. Talvez o game mais aclamado desse console. Com um uso interessante dos analógicos e uma idéia muito original. Infelizmente, a Sega deixou o console muito cedo para tentar o Dreamcast. Sendo assim, muitos dos games que eram para ter saído para ele, acabaram indo para o DreamC.

Dreamcast

Mas esses games que passaram do Saturn para DC, óbviamente, estavam aquém do que se esperava de um videogame de 128 bits. Assim, Virtua Fighter 3, por exemplo, foi criticado por ser muito parecido com o 2 do Saturn. Mesmo assim, Sonic Adventure e Adventure 2 surpreenderam a mídia. Além da conversão melhorada de Soul Calibur, nota máxima da Famitsu. O DC manteve ótimas conversões de arcade e ótimos RPGs, como o Saturn, e melhorou em esportes, o fraco do Saturn. Só a Sega lançou Virtua Tennis 2K e2K2 e vários outros games de esporte. Além disso teve ótimos games de corrida como Daytona, o original Tokyo Xtreme Racer, Metropolis Street Racer, que se tonrou no XBox em Project Gotham Racing. Teve o exclusivo Mortal Kombat 2 e o acachapante Dead or Alive 2. Seus RPGs incríveis são Grandia 2, Skies of Arcadia, o FREE Shenmue e… a estréia dos consoles no mundo online: Phantasy Star Online. E não fou qualquer estréia. Já de cara, resolveu oproblema das línguas, através dos emoticons. Shenmue também foi uma revolução, com seu estilo completamente livre. Aliás, a Sega foi quem, sozinha, decidiu várias diretrizes que a era 128bits seguiria. Crazy Taxi foi um game de grande aceitação do DC. E as conversões arcade de Street Fighter, King of Fighters (lançado até bem depois da falência do console), Guilty Gear X e muitos outros. Ainda teve forte apoo da Capcom: Power Stone, Plasma Sword, Resident Evil Code Veronica, etc. Mas, infelizmente, o Dc faliu.

Arcades

Além disso tudo, a Sega sempre se mantteve forte nos seus arcades. Muitas vezes ela sustentava seus arcades e consoles ao mesmo tempo regiamente. Houve uma época em que ela mantinha Arcades, Mega Drive, 32X e Sega CD ao mesmo tempo! Foi nos seus arcades que grandes clássicos surgiram. Detalhe: clássicos dela e de third partiessurgiram nas placas da empresa. Golden Axe, Dead or Alive e Virtua Fighter são só alguns. Aliás, Virtua Fighter foi uma revolução, o primeiro game de luta 3D, que deu osmoldes para todos os seus seguidores.

Game Gear

Não bastasse tudo isso, ela ainda lançou um portátil. E, apesar de fraca, era imensamente técnicamente superior ao seu concorrente Game Boy. Colorido, ele tinha as mesmas especificações do console de mesa Master System, algo incrível para a época

Softhouse

Agora que ela só se dedica a fazer games e é uma 3rd party, ela tem sido muito criticada, principalmente por não conseguir mais fazer um Sonic à altura dos originais ou da série do DC Aventure. Mas, mesmo assim, clássicos como Valkyria e Yakuza surgiram. O volley Beach Spiker é o que há no gênero. Virtua Strikers foi um soccer muito aclamado. Virtua Fighter mantém seu status supremo. E muito mais, como House of the Dead e seus clássicos de corrida Além do mais, Phantasy Star para portáteis. E agora ainda tem simuadores, como Empire Total War. Enfim, e além disso, a Sega está se aproximando cada vez mais do sucesso com Sonic. Todo mundo aclama Sonic Unleashed como um game metade perfeito, e que seria perfeito sem o werehog. Por fim, a Sega não descarta a possibilidade de um Sonic 2D.

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